"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Rui Zink narra a extraordinária aventura d’O Anibaleitor

Uma história sobre o poder dos sonhos, da imaginação e da leitura. 

Uma aventura que junta um jovem rebelde, piratas e uma criatura mítica ou um entusiasmante elogio aos livros e à leitura? A resposta morará na junção das hipóteses e pode ser descoberta em O Anibaleitor, o livro de Rui Zink, agora com ilustrações e capa de Juan Domingues, que regressa às livrarias de todo o país, com edição Porto Editora.

Todos conhecem um adolescente que, tal como o protagonista deste livro, não gosta de ler, mas nem todos os adolescentes têm a oportunidade de embarcar num barco de piratas em busca de uma besta feroz que, afinal, se revela simpática, divertida e devoradora de livros. Inspirado na lenda de Xerazade, e com medo de acabar devorado, o jovem começa a ler todos os livros sugeridos pelo Anibaleitor, que procura um amigo com quem os comentar e discutir.

As leituras não o ensinaram a sobreviver numa caverna com um monstro como única companhia, mas, mais do que manter-se vivo, permitiram-lhe descobrir que o mundo é um lugar muito diferente, e até mais estimulante do que lhe era possível perceber até então. O Anibaleitor não é um livro gigante, é até de leitura rápida, não ameaça devorar ninguém, mas também precisa da companhia de leitores e, nas palavras de Rui Zink, ajuda, tal como todos os livros, a lidar com a vida: “não os leio como manual de instruções, não é para isso que servem, creio que funcionam mais como bermas numa estrada: iluminam o caminho, sem nos obrigar a seguir por aquele caminho”.

SOBRE O LIVRO
O Anibaleitor
Com vontade de fugir à rotina e às obrigações do quotidiano, um jovem rebelde embarca acidentalmente numa viagem que se tornará inesquecível. O capitão quer capturar o Anibaleitor, um monstro mítico e feroz.
Porém, quando se encontram, o jovem e Anibaleitor criam uma amizade inesperada, e dão consigo a conversar sobre a estranheza do mundo.
Surpreendido por conhecer um monstro sábio, divertido e devorador de livros, conseguirá o jovem ajudá-lo a escapar à perseguição?  

Título: O anibaleitor
Autor: Rui Zink
Páginas: 144
PVP: 13,30€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Rui Zink nasceu em Lisboa em 1961. Além de escritor e professor na NOVA FCSH, é membro fundador dos Felizes da Fé e da ACA-M. Autor de uma obra diversificada, do romance à banda desenhada, passando pelo ensaio ou literatura infantil, publicou títulos como o Hotel Lusitano (1986), Apocalipse Nau (1996), O Suplente (2000), Manual do Bom Fascista (2019) e O avô tem uma borracha na cabeça (2020).
A sua obra está traduzida em várias línguas, como inglês, alemão, romeno, hebraico ou bengali, e já foi distinguida dentro e fora de Portugal, destacando-se o Prémio do P.E.N. Clube Português de Novelística, pelo romance Dádiva Divina, em 2004, ou o Prémio Utopiales para melhor romance estrangeiro, com a edição francesa de A instalação do medo, em 2017. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,774