Publicações
"Novas Andanças do Demónio"
Está de uma beleza angélica a nova edição das Novas Andanças do Demónio, admirável ficção de Jorge de Sena.
Depois de, em 1960, ter arrebatado os leitores com o experimentalismo original e a variedade temática de Andanças do Demónio e as suas oito «perambulações demoníacas», Jorge de Sena viria a brindar-nos, em 1966, com mais «contos de fantástico realismo» nas Novas Andanças do Demónio. Agora, um dos mais sedutores e provocadores livros da literatura portuguesa do século XX ganha nova vida, numa edição Guerra e Paz que reforça a coleção «Novas Edições de Jorge de Sena», a qual pretende pôr em evidência tudo o que em Jorge de Sena é escândalo, erudição, transcendência, emoção pura e universalidade e retoma a intenção do professor, crítico, ensaísta e ficcionista português em cada obra, publicando-as autonomamente. Disponível na rede livreira nacional a partir do dia 16 de maio de 2023, Novas Andanças do Demónio poderá ainda ser adquirido no site oficial da editora.
Antes mesmo de começarmos a ler Novas Andanças do Demónio, obra de Jorge de Sena reconhecida por Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen, somos interpelados pelo autor, que nos deixa um alerta: «Todo o mundo sabe que uma das melhores maneiras de soltar o diabo às canelas dos bem-pensantes de todas as cores e feitios é falar nele, com ares de ironia, como se não existisse.»
E o belzebu anda realmente à solta nestes contos, que nos falam da transmigração das almas segundo o pensamento bramânico, de uma insuspeita noite de Natal que junta romanos e cristãos, das memórias de um antigo oficial das SS, as tropas da organização paramilitar nazi, da vida de Luís Vaz de Camões, entre outros temas e histórias. A fechar, o lirismo do coup de coeur de dois amantes. São oito os magníficos contos, independentes entre si e dos publicados em Andanças do Demónio, os quais demonstram todo o génio de Sena: publicados em pleno Estado Novo, iludem de forma maravilhosa, nos temas e na linguagem, as restrições e proibições da época.
Seis décadas depois, este livro perene, para uma biblioteca eterna, é recuperado numa edição autónoma, incluída na coleção «Novas Edições de Jorge de Sena» da Guerra e Paz, que retoma a intenção inicial de publicação do autor.
Novas Edições de Jorge de Sena
Novas Andanças do Demónio
Jorge de Sena
Ficção / Contos
124 páginas · 15×23 · 14 €