"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Terras sem Sombra volta à estrada

Vai já na 19.ª edição este Festival que, ano após ano, leva a música, a divulgação do património e a ecologia a vários pontos do Alentejo.

Momento musical com o pianista Francisco Sasseti e a soprano Sandra Medeiros - sob o olhar do embaixador da Áustria, Christoph Meran, e do diretor artístico do Terras sem Sombra, José António Falcão.© Álvaro Isidoro / Global Imagens
É um "pequeno breviário de resistência musical" esta 19.ª edição do Festival Terras sem Sombra, como lhe chamou o seu diretor artístico, José António Falcão. Prestes a iniciar as atividades deste ano (já no próximo fim de semana, em Ferreira do Alentejo), este festival, que anualmente percorre vários concelhos alentejanos, levando na bagagem música e programas de sensibilização para o património cultural e para a sustentabilidade ambiental, apresentou esta 4.ª feira a sua programação na residência do embaixador da Áustria, em Lisboa. Isto porque este será o país convidado deste ano, à imagem do que aconteceu em edições anteriores com países como a Bélgica, República Checa, Itália, Filipinas ou Hungria.

Já em Ferreira do Alentejo, no Lagar da Herdade do Marmelo, teremos o primeiro dos quatro concertos austríacos deste ano, com Johannes Fleischmann (violino) e Sabina Hasanova (piano) a interpretarem o concerto "A Música em Tempos Incertos" no Lagar da Herdade do Marmelo, no próximo sábado, às 21.30.

Como habitualmente acontece nestes fins de semana alentejanos, haverá ainda uma atividade dedicada à divulgação do património cultural da região (no caso, o mobiliário pintado no Museu Municipal) e outra à biodiversidade, que, na manhã de domingo, se debruçará sobre a barragem de Odivelas. O ponto de encontro será a Igreja de Nossa Senhora da Conceição desta localidade.

Ao longo de 2023, seguir-se-ão outros fins de semana temáticos a realizar no Alto e Baixo Alentejo, na planície como no litoral. Ainda em maio (27 e 28), o Terras sem Sombra deslocar-se-á para Castelo de Vide, seguindo-se Mourão (24 e 25 de junho), Beja (9 e 10 de setembro), Santiago do Cacém (23 e 24 de setembro), Odemira (14 e 15 de outubro), Vidigueira (28 e 29 de outubro), Arraiolos (11 e 12 de novembro) e Montemor-o-Novo (9 e 10 de dezembro). Esta 19.ª edição encerrará já bem perto do Natal (a 16 e 17 de dezembro) em Sines, o que justifica a inclusão no programa daquilo que se pode considerar um concerto ao gosto da época em torno de obras de referência do barroco polaco.

"Espaço de criatividade e independência", como frisou José António Falcão, o Terras sem Sombra, à imagem do que acontece com outros pequenos festivais consagrados às artes, conta mais com os apoios de uma pequena comunidade empolgada do que com os apoios e financiamentos públicos. Uma pequena comunidade que vai desde os voluntários que colaboram na logística do projeto aos diplomatas estrangeiros envolvidos. Como frisou, na sessão desta 4.ª feira, o embaixador da Áustria, Christoph Meran, que, num português muito razoável, se referiu à importância de evocar os laços entre os dois países através da partilha musical. Para o ilustrar, a soprano Sandra Medeiros e o pianista Francisco Sassetti interpretaram obras de Mozart, Enrique Granados, Manuel Ponce, Ernesto Halffter e José Francisco Leal. 

Saiba mais AQUI 


por Maria João Martins in Diário de Notícias | 11 de maio de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,366