"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vencedoras do Concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa» aprendem Português em França, Espanha e Ucrânia

Mais de 130 estudantes de Português de todo o mundo participaram na 3.ª edição do concurso.

Seis alunas de Português, com nacionalidades francesa, espanhola e ucraniana, são as vencedoras da 3.ª edição do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa», promovido pela Porto Editora, pelo Camões, I.P. e pelo Plano Nacional de Leitura.

O anúncio foi feito esta manhã, na Cerimónia do Dia Mundial da Língua Portuguesa no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, que contou com a presença do Ministro da Cultura, do Ministro da Educação e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

VENCEDORAS:

INFANTIL/ JUVENIL
A1/A2 – Maud Serruys (França): “Terra-mãe”
B1/B2 – Chloé Blanchet (França): “A fumaça cósmica” (ex aequo)
B1/B2 – Julija Garcia da Silva (França): “Sozinho no planeta” (ex aequo)

JUVENIL/ ADULTO
A1/A2 – Adara Vassalo Márquez (Espanha): “Memória perdida”
B1/B2 – Patricia Villasante Sánchez (Espanha): “Contrabando de histórias”
C1/C2 – Vlada Druzd (Ucrânia): “Lume da mudança”

Esta edição teve como padrinho o escritor Valter Hugo Mãe e como temáticas de ponto de partida: «O que significam 100 anos na memória coletiva?» e «Um mundo melhor para todos: sustentabilidade e alterações climáticas», tendo sido oferecida liberdade de escolha aos candidatos.

Este ano, estudantes de cursos de Português em mais de 20 países enviaram os seus contos inéditos para serem avaliadas pelo júri, composto por dois elementos designados pela Porto Editora (entre os quais, Valter Hugo Mãe), dois pelo Camões, I.P. e um pelo Plano Nacional de Leitura.

O livro digital Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023 estará em breve disponível no site da Porto Editora com a compilação dos contos das alunas vencedoras, e também dos contos distinguidos com menções honrosas:

MENÇÕES HONROSAS:

INFANTIL/ JUVENIL
A1/A2 – Jorge Claudio Picard (França): “As almas da natureza”
A1/A2 – Ana Méndez Arias (Espanha): “100 anos de memória”
B1/B2 – Laura Figueira da Silva (Espanha): “Num mundo melhor”

JUVENIL/ ADULTO
A1/A2 – Rohan Franklin (Reino Unido): “Um sonho”
A1/A2 – Mihaela Dorbic (Croácia): “Quatro amigos”
B1/B2 – Guillermo Moisés Palanco Puga (Espanha): “Um dia chuvoso em Tomar”
C1/C2 – Ada Bertelsen Román (Espanha): “Crónica de colóquio entre um camaleão…”
C1/C2 – Maria Martínez Torrado (França): “Os contos de uma cadeira de família”

Esta é mais uma iniciativa enquadrada na missão da Porto Editora de promoção da língua e cultura portuguesas, incentivando a produção literária e expressão neste idioma em todo o mundo.

Arranca agora a preparação da quarta edição deste concurso literário, cujos detalhes serão divulgados em breve.

SOBRE A PORTO EDITORA
Fundada em 1944, a Porto Editora é a empresa-mãe do maior grupo editorial português. Com uma atividade editorial ampla e diversificada, a Porto Editora publica obras de ficção, não ficção, infantojuvenis, livros escolares e de referência, destacando-se também o desenvolvimento de conteúdos educativos e lúdico-educativos em formato digital.

Na literatura, as chancelas do Grupo - Albatroz, Assírio & Alvim, Ideias de Ler, Livros do Brasil, Sextante e própria Porto Editora - reúnem um catálogo diversificado com centenas de autores portugueses e estrangeiros, entre os quais o Prémio Nobel José Saramago. Pertence também ao universo do Grupo a Plural Editores, que está presente em Moçambique, Angola, e Timor-Leste.

Qualidade editorial, inovação, dinamismo, rigor e sustentabilidade são os traços que distinguem a Porto Editora, que trabalha com o objetivo de promover a língua portuguesa e o livro nas suas múltiplas facetas, independentemente do público.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,479,529