"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Waterworld”: Ficção mutidisciplinar vai refletir sobre impacto das alterações climáticas na Ria Formosa

Uma reflexão sobre o impacto das alterações climáticas na Ria Formosa é o desafio do projeto multidisciplinar "Waterworld", que até dia 17 de maio vai estar em residência artística em Loulé.

Cruzando várias áreas e disciplinas, “Waterworld” é um projeto em torno da subida das águas do mar por conta do aquecimento global. Munindo-se da força especulativa da ficção científica para responder à pergunta “Como seria viver num mundo submerso?”, o projeto parte de práticas e saberes vindos da relação das populações ribeirinhas com a água, focando-se no território da Ria Formosa.

Trata-se de uma ficção multidisciplinar, projetando mundos ficcionais, vendo que tensões e que caminhos estas ficções revelam no encontro com o lugar, construindo coletivamente narrativas precárias, incompletas, que se vão expressar enquanto instalações multimédia.

“E se a praça for um lago?” é o mote da residência que pretende refletir sobre de que maneira é que as nossas práticas coletivas são transformadas pela submersão. O grupo vai trabalhar a partir do texto "Big Splash", de Joana Bértholo, produzido para o projeto, que vai ser musicado com o apoio de António Lourenço Menezes, para o Coro Infantil de Loulé. O resultado deste processo será apresentado em novembro de 2023, no Convento de Santo António, em Loulé.

Já nos dias 10 e 13 de maio, vão realizar-se duas conversas públicas, na Universidade do Algarve, em Faro, e na Alfaia, em Loulé, respetivamente.

"Waterworld" envolve a criação de objetos, de textos ficcionais, peças audiovisuais e de micro-eventos com a comunidade que vão acompanhar o processo criativo, que será condensado enquanto instalação audiovisual e plataforma online.

Ao longo de 2023 vão realizar-se mais três residências artísticas, em Montemor-o-Novo, na Culatra e em Ílhavo. O material produzido vai ser apresentado enquanto instalação audiovisual no Convento de Santo António, em Loulé.

Com os apoios da DGArtes e Câmara Municipal de Loulé, o projeto tem como parceiros o Centro de Ciência Viva do Algarve, Devir Capa, Oficinas do Convento e 23 Milhas. A produção é da efabula.

PROGRAMA 

"Submergindo futuros - a especulação coletiva do projeto Waterworld” – conversa
Universidade do Algarve, Faro
10 de maio, 16h
Com Bruno Caracol e Pavel Tavares 

"Depois de nós, o dilúvio” – conversa
Alfaia, Loulé
13 de maio, 11h
Com Bruno Caracol e Pavel Tavares 

Programa
10 de maio, 16h - Conversa "Submergindo futuros - a especulação coletiva do projeto Waterworld" / Universidade do Algarve, Faro
Com Bruno Caracol e Pavel Tavares
13 de maio, 11h - Conversa "Depois de nós, o dilúvio" / Alfaia, Loulé
Com Bruno Caracol e Pavel Tavares
3 a 16 de setembro - Oficina de construção de embarcações / Escola E. B. da Ilha da Culatra
16 de setembro - Regata / Cais da Culatra
11 de novembro - Abertura da exposição e apresentação do coro infantil de Loulé /Convento de Santo António, Loulé

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,730,045