"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palácio Nacional de Mafra integra nova partitura nas suas coleções

O Palácio Nacional de Mafra acaba de integrar uma nova peça de enorme relevância nas suas coleções. 

Uma partitura do “Pequeno concerto para Mafra”, pelo distinto compositor brasileiro João Guilherme Ripper, que foi criada para ser apresentada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2023, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.

Este "concertino” foi pensado e criado em tributo a D. Maria Bárbara de Bragança, filha primogénita dos reis D. João V e D. Maria Ana da Áustria, nascida infanta de Portugal, tornando-se posteriormente rainha de Espanha. Desempenhou um importe papel político e diplomático e foi uma das maiores mecenas culturais do seu tempo.

Grande amante da música, foi também excelente intérprete e (presumível) compositora, estudou e esteve largos anos em companhia de Domenico Scarlatti. Esta mesma princesa está na génese da construção do Convento de Mafra, e como tal é uma personagem histórica e incontornável na vida do Palácio.

A partitura foi oferecida ao Palácio e vai ficar em arquivo na sua Biblioteca histórica, a par de obras de vários músicos como Marcos Portugal, José Marques e Silva, António de Pádua Puzzi, António Leal Moreira, José Joaquim dos Santos, João José Baldi, entre outros. 


D. Maria Bárbara de Bragança
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,479,015