"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Passadiços de madeira integram percurso entre o Palácio da Pena e Santa Eufémia

O percurso pedonal que liga a Ermida de Santa Eufémia e a Casa da Lapa, passando pelo miradouro e banhos de Santa Eufémia, passou a integrar dois passadiços de madeira requalificados.

© PSML - José Marques Silva © PSML - José Marques Silva


A intervenção da Parques de Sintra visou a melhoria das condições de acesso pedonal ao Parque e Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, articulando-se com o percurso pedestre já existente entre o estacionamento da Lapa e a entrada principal da Pena.

Entre o miradouro de Santa Eufémia e a Rua Miguel Torga, foi instalado um passadiço em madeira, sobre-elevado no terreno, com escadas; enquanto na rampa junto à Casa da Lapa os trabalhos consistiram na conversão da calçada em escada. A intervenção contemplou, igualmente, a recuperação dos troços do caminho pedonal que já existia, tendo privilegiado o recurso às mesmas soluções que tinham sido aplicadas no passado, ou seja, calçada de granito amarelo irregular e escadas em alvenaria de pedra; pavimento em estilha; e degraus em madeira. Ao longo do percurso, foram instalados bancos de madeira.

Para além de melhorar as condições de acesso pedonal ao Parque da Pena e ao Castelo dos Mouros, a conclusão deste projeto da Parques de Sintra vem potenciar a fruição da envolvente da Ermida de Santa Eufémia; local de relevante valor histórico, cultural e patrimonial, cuja ocupação remonta ao neolítico e ao calcolítico.

Segundo as crónicas do cruzado Osberno, datadas de 1147, a água proveniente da fonte de Santa Eufémia teria poderes curativos, tendo por esse motivo sido construída, no século XIII, a Ermida de Santa Eufémia, que se tornou local de peregrinação.

No miradouro, localizado a cerca de 470 metros de altitude, é possível observar parte significativa da área metropolitana de Lisboa, o rio Tejo e o Oceano Atlântico. 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2019, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros. A PSML é detentora de dez World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2022.

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

+ INFO:
www.parquesdesintra.pt
www.facebook.com/parquesdesintra
https://www.instagram.com/parquesdesintra/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,889