Notícias
Autarquia do Montijo inaugura Casa da Música Jorge Peixinho em Dia da Liberdade
As comemorações do 49.º aniversário do 25 de abril de 1974 da Câmara Municipal do Montijo contam com música, desporto, a tradicional Sessão Solene para além do momento de maior destaque: a inauguração da Casa da Música Jorge Peixinho.
O programa comemorativo inicia-se no domingo, dia 23 de abril, com um concerto de Paulo de Carvalho, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, com entrada gratuita, às 21h30.
No dia da liberdade, na terça-feira 25 de abril, às 9h00 terá lugar o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e às 10h00 terá início a IX Corrida e Caminhada da Liberdade, na Praça da Liberdade, na Praça da República.
Às 11h00 será descerrada a placa toponímica da Avenida António Machado Mourão seguindo-se a inauguração da Casa da Música Jorge Peixinho, assim como, o Jardim das Nascentes. O novo edifício cultura homenageia o célebre compositor, maestro e instrumentista – Jorge Peixinho.
Da parte da tarde, às 15h00, realiza-se a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia.
As comemorações terminam com o concerto inaugural do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GCML) na Casa da Música Jorge Peixinho. O GCML irá apresentar CDE (1970) uma peça do compositor Jorge Peixinho, uma ‘arma política’ contra a ditadura entre outras obras do mesmo e outros compositores como Clotilde Rosa e Christopher Bochmann.