"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nova edição de "Sobre a Liberdade", de John Stuart Mill

Uma leitura obrigatória no campo da Política, da Filosofia ouda História.

A Ideias de Ler faz chegar às livrarias, uma nova edição do clássico Sobre a Liberdade, de John Stuart Mill, permitindo aos leitores de hoje o contacto com uma obra intemporal, capaz de os provocar e de os fazer refletir sobre um mundo em que valores fundamentais como a democracia e a liberdade continuam sob ameaça.

Publicado originalmente em 1859, é considerado um dos textos mais importantes sobre liberdade individual e política alguma vez escritos, ao defender que todos devem ser livres para fazerem o que quiserem, desde que isso não prejudique terceiros. Nas páginas desta obra, o autor defende a ideia de que este príncípio é essencial para o progresso da sociedade e que, portanto, o poder de os governos interferirem na vida dos indivíduos deve ser limitado.

Sobre a liberdade , que gerou grande impacto aquando da sua publicação original, continua a ser amplamente lido e discutido hoje em dia. A sua mensagem de que a liberdade individual é essencial para o bem-estar da sociedade fez deste um dos ensaios fundamentais do liberalismo político.

Sobre a Liberdade
Poucos pensadores tiveram maior impacto no mundo moderno do que John Stuart Mill com esta obra. Publicada em 1859, constitui a mais eloquente defesa dos direitos individuais e é, ainda hoje, um dos textos mais lidos sobre o valor da liberdade. O elogio da espontaneidade e da diversidade, e a crítica à uniformização do pensamento e ao despotismo na opinião pública valeram a Stuart Mill tanto elogios quanto censuras.
Quando assistimos, em pleno século XXI, um pouco por todo o mundo, a exemplos de crescente intervenção do Estado e a ameaças à liberdade de expressão pela tirania do politicamente correto, a tese de Stuart Mill revela toda a sua atualidade e pertinência.
Mais do que um texto político, Sobre a Liberdade é um elogio aos valores individuais como a curiosidade intelectual, a tolerância e a abertura de espírito. 

Título: Sobre a Liberdade
Autor: John Stuart Mill
Tradução: Pedro Santos Gomes
Páginas: 184
PVP: 15,50€

Ver primeiras páginas  

Sobre o autor

John Stuart Mill
John Stuart Mill (1806-1873) nasceu em Londres, no seio de uma família de origens modestas. O pai, filósofo e economista, deu-lhe uma educação rigorosa com o objetivo de criar um génio intelectual que desse continuidade à sua obra. Aos catorze anos, fez uma viagem ao Sul de França, e terá nascido aí o seu interesse pela política externa.
Em 1823, Mill foi nomeado assistente júnior no Departamento de Correspondência da Companhia Britânica das Índias Orientais. Um ano antes, tinha escrito os seus primeiros ensaios na revista Traveller . A partir daí, a sua produção literária cresceu sem interregnos. Mill possuía uma capacidade de trabalho verdadeiramente notável, exceto quando a doença e a depressão o impediam.
É conhecido principalmente pelos seus trabalhos nos campos da filosofia, ética, economia política e lógica, que influenciaram inúmeros pensadores e áreas do conhecimento. Defendeu o utilitarismo e é um dos mais proeminentes e reconhecidos defensores do liberalismo político, sendo as suas obras ainda hoje fontes de discussão e inspiração sobre as liberdades individuais. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,378,174