Notícias
Festas do Concelho de Paredes de Coura
PAREDES DE COURA ENGALANADA RECEBE FORASTEIROS. As Festas do Concelho de Paredes de Coura, em honra de Nossa Senhora das Dores e de Santo António, devolvem a folia à vila courense, de 6 a 10 de Agosto. O intenso e diversificado cartaz das festividades - que conta com o folclore, o fogo de artifício, o ribombar de bombos, os arraiais populares e majestosos cortejos -, organizadas pela Autarquia local, em colaboração com a Confraria de Nossa Senhora das Dores e de Santo António, promete animação esfuziante.
Prevê-se, por isso, uma enchente de forasteiros nos próximos dias, a que se juntam a população concelhia e os emigrantes, de regresso a casa, atraídos pelo cheiro a romaria.
De face totalmente renovada, após laboriosas obras de requalificação urbana, a vila de Paredes de Coura apresenta espaços públicos amplos, remodelados e mais atractivos. Os diversos largos e ruas serão o centro nevrálgico onde decorrerão grande parte das iniciativas programadas.
As festas arrancam dia 6, sexta-feira, pelas 9 horas da manhã, com uma salva de morteiros e a entrada dos grupos de Zés P’reiras das freguesias de Agualonga, Coura e Padornelo. Neste mesmo dia será inaugurada a Exposição de Trabalhos da Escola Municipal de Bordados, pelas 10 horas, nos Paços Perdidos da Câmara. À noite, a animação fica a cargo do Grupo de música tradicional “Ecos do Povo”, cuja actuação terá lugar no Largo Hintze Ribeiro.
No sábado logo pela manhã, o som estridente dos bombos invade as principais artérias da vila, saído das mãos dos tocadores de vários grupos provenientes de Amarante, Fafe e Famalicão que, pelas 12 horas, se concentram no Largo Visconde de Moselos.
Pelas 14 horas, é a vez de apreciar a entrada e actuação das Bandas de Música - Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Águeda, e Banda Musical de Melres, de Gondomar.