"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Leiria, a poesia está na rua

Sob a égide de Sophia, a 6ª edição do Festival Ronda Poética está a animar Leiria entre 20 e 25 de abril. São seis dias de mesas-redondas, espetáculos e lançamentos de livros para todos os gostos.

"A poesia não é uma arma, é uma força de desvendamento", diz o poeta e diplomata Luís Filipe Castro Mendes a propósito da 6.ª edição do Festival Ronda Poética, de que é curador. Iniciados os trabalhos esta quinta-feira, o evento prolonga-se até 25 de Abril e tem como mote o verso de Sophia de Mello Breyner Andresen "a paz sem vencedor e sem vencidos". Durante 6 dias, a poesia e a música vão ocupar vários espaços públicos da cidade, com um vasto programa rico em conversas, mesas-redondas, concertos, apresentações de livros, roteiros literários e muitas iniciativas envolvendo toda a comunidade.

Esta não é, no entanto, mais uma festa de Primavera, alheada da realidade. Como nos explica Luís Filipe Castro Mendes: "Escolhemos este tema pressionados pela situação na Europa. Não é verdade que o continente vivesse completamente em paz desde 1945 (basta pensar na guerra terrível que atingiu a Jugoslávia ou mesmo nos conflitos ocorridos na Irlanda) mas, de algum modo, tínhamo-nos habituado a viver num mundo com alguns parâmetros e hoje estamos com a guerra à nossa porta - geograficamente longe, mas politicamente muito perto. A poesia responde à vida, não está fechada num casulo. Reage através da criação de linguagem que pode despertar algumas consciências." Em foco, não estará apenas a guerra na Ucrânia: "Abordamos vários tipos de conflito, desde a guerra civil, existente hoje em países como a Colômbia, às guerras associadas às religiões ou às polarizações que não chegam à situação de guerra aberta, mas que revelam conflitos insanáveis no seio de um povo."

Os ecos da guerra chegam a Leiria através de várias iniciativas da programação. A 23, no Teatro Miguel Franco, às 21.30, o pianista Artur Pizarro preparou um repertório sui generis, constituído inteiramente por peças compostas só para a mão esquerda. Assim evoca a memória do pianista austríaco Paul Wittgenstein (1887-1961), que perdeu o braço direito na Primeira Guerra Mundial. O programa inclui obras de Bach, Brahms, Scriabin, Bortkiewicz, Blumenfeld, Godowsky, Sancan e Bartók. De destacar ainda a leitura de 10 poemas ucranianos traduzidos por poetas portugueses feita pelos atores Manuel Wiborg e Luís Lucas, em colaboração com a Casa Fernando Pessoa. O recital realizar-se-á na manhã de 25 de Abril, na Igreja da Pena, no Castelo de Leiria. Também a 25, mas às 19.00, no Museu de Leiria, o diseur e ator Pedro Lamares leva à cena uma criação da sua autoria intitulada A poesia é uma arma carregada de futuro. Isto, para além de vários lançamentos de livros, mesas-redondas e recitais.

Iniciativa essencialmente democrática, este Festival não se destina apenas aos "habitués" da Poesia. O chamado programa comunitário inclui 120 ações, incluindo a "prescrição" de poemas em várias salas de espera do hospital de Leiria, leitura de poesia no estabelecimento prisional com participação conjunta de poetas, reclusos e funcionários, e ainda múltiplas atividades em dezenas de escolas, lares, jardins de infância e outras tantas instituições e associações que quiseram associar-se à Ronda Poética. Se as atividades abertas ao público abrangem diferentes locais do centro histórico de Leiria - museus, teatros, o castelo, a biblioteca, uma livraria, uma galeria, um mercado ou uma antiga igreja -, na presente edição a Ronda Poética vai estender-se ainda à localidade de Cortes, onde vão ser evocados os serões literários que estiveram na origem deste festival.

Esta edição do Ronda encerra com o espetáculo em que Sérgio Godinho apresenta o seu 18.º álbum, Nação Valente. Acontece no Teatro José Lúcio da Silva, na noite de 25 de abril. Que, para voltar a Sophia, foi "o dia inicial, inteiro e limpo/Onde emergimos da noite e do silêncio."

PROGRAMA GERAL

Sexta 21
17h00 - Sessão de Abertura - VI Edição da Ronda Poética
17h30 - Mesa 1: Poesia e Guerras Coloniais
19h00 - Aprender a Usar a Baioneta em Tempo de Guerra - de António Tavares
21h30 - Lisbon Poetry Orchestra: Os Surrealistas
23h00 - 00h00 - Ruído Vário - Canções com Pessoa 

Sábado 22
10h00 - Roteiro dos Poetas
11h30 - Mesa 2: Poesia e Guerras Civis e Interétnicas
14h30 - Poesia para Salvar o Mundo
15h00 - 20h00 - Poemas Musicados de Sophia de Mello Breyner
16h00 - Acanto - Revista de Poesia n.º 7
17h30 - A Inclinação das Ervas - de Carlos Lopes Pires
18h00 - Nazaré e João Paulo Esteves da Silva: Canções
21h30 - Serões Literários das Cortes: as raízes da Ronda Poética 

Domingo 23
10h00 - O Guardador de Versos
10h30 - Aguarelas Poéticas
11h00 - Perseguição dos Dias - poesia de José Luís Tinoco
14h30 - Poetry Slam - concurso informal de poesia
15h30 - Mesa 3: Poesia e Guerras de Religião
17h30 - Poesia Musicada de Afonso Lopes Vieira
21h30 - Artur Pizarro: Recital de Piano para a Mão Esquerda 

Segunda 24
16h00 - Flor de Fumo e Outros Poemas - de Nadia Anjuman
17h00 - 19h00 - Beat a Verso
17h30 - Filme: Sophia de Mello Breyner Andresen
19h00 - Mesa 4: Poesia e Guerra na Europa
21h00 - Uma Conversa Entre Nós
23h00 - 02h00 - Beat a Verso DJ set 

Terça 25
11h00 - Sessão Solene 25 de Abril
11h00 - Quando a Primavera Chegar: 10 poemas de autores ucranianos
11h00 - Quem Vai à Guerra Dá e Leva
14h30 - Diário de Quem Ficou
15h00 - Quem Vai à Guerra Dá e Leva
16h00 - A Vocação Suspendida - de Lauren Mendinueta
17h30 - Sérgio Godinho
19h00 - A Poesia É Uma Arma Carregada de Futuro 

 


por Maria João Martins in Diário de Notícias | 21 de abril de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,730,250