"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma narrativa guardiã da memória

Porto Editora publica A Casa dos Galos, da ucraniana Victoria Belim.

«A apaixonante história de uma família ao longo de quatro gerações. Uma maravilha.», afiança a revista The Bookseller sobre A Casa dos Galos. Livro de memórias e romance com traços de policial, a obra de Victoria Belim é uma viagem envolvente à complexa história de um país. O título evoca o majestoso edifício que durante décadas serviu de sede dos serviços secretos e onde ainda permanecem os temíveis arquivos do KGB. A autora recorda-se bem do terror que a bisavó sentia só de pensar em percorrer aquela rua. Agora, Victoria Belim atreve-se a penetrar numa densa teia de segredos, omissões, calúnias e receios para desvendar um mistério familiar com mais de 90 anos.

O livro já se encontra em pré-venda.

«Chorar um lugar é ainda mais difícil do que chorar uma pessoa. Perder um ente querido é uma parte trágica mas inevitável da experiência humana, mas a guerra não o é. Ao ver os nossos lugares de referência mergulhados na violência, sentimos pesar por nós tal como éramos antes e questionamos aquilo em que nos tornámos.»
Victoria Belim 

SOBRE O LIVRO
A Casa dos Galos
Em 2014, os marcos da geografia pessoal de Victoria Belim sucumbem às mãos da Rússia. A sua cidade natal, Kiev, é dominada por protestos e alvo de repressão violenta. A Crimeia, para onde Victoria fora mandada estudar a fim de evitar a radiação do desastre nuclear de Chernobyl, foi invadida. Kharkov, onde a sua avó Valentina estudou Economia e se apaixonou; Donetsk, onde o seu pai trabalhou; e Mariupol, onde ela e a mãe compraram uma cerejeira para plantar no jardim, tornaram-se campos de batalha. Em plena guerra, e mesmo tendo-se naturalizado cidadã americana, Victoria Belim – então a viver em Bruxelas – regressa ao país de origem para conhecer mais profundamente as suas raízes e investigar o desaparecimento de um tio-avô durante a década de 1930. O que lhe aconteceu, por que motivo sabem tão pouco sobre ele e porque é que a avó, Valentina, a avisa de que nunca é boa ideia perturbar o silêncio do passado? Leitura compulsiva e comovente, A Casa dos Galos conta a história de uma família e do passado de um país, mas é, sobretudo, a narrativa lúcida do seu perigoso presente.

Ver primeiras páginas 

Título: A Casa dos Galos
Autora: Victoria Belim
Tradução: J. Teixeira de Aguilar
Páginas: 280
PVP: 17,75€  

SOBRE A AUTORA
Victoria Belim


Nasceu na Ucrânia, cresceu nos EUA e vive atualmente em Bruxelas, onde é tradutora de literatura persa e jornalista, tendo publicado no The Financial Times, The New York Times Magazine, ELLE e Marie Claire, entre outros. Este é o seu primeiro livro.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,854