"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme realizado por Filipa Reis e João Miller Guerra,com estreia mundial na Quinzaine des Cinéastes do Festival de Cannes

Légua, a mais recente longa-metragem realizada por Filipa Reis e João Miller Guerra, vai ter a sua estreia mundial na 55ª Quinzaine des Cinéastes do Festival de Cannes, que decorrerá de 17 a 26 de maio.

O filme conta com Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva nos papéis principais.

É produzido pela Uma Pedra no Sapato, em co-produção com Laranja Azul (Portugal), KG Productions (França) e Stayblack Productions (Itália), Légua é o novo filme realizado por esta dupla depois de Djon África, selecionado em 2018 para a Competição Hivos Tiger do festival de Roterdão.

A ação de Légua decorre numa antiga casa senhorial situada no norte de Portugal. Ali, Ana ajuda a sua amiga Emília, a velha governanta determinada em cuidar do casarão desocupado pelos donos que nunca lá vão. Acompanhando a mudança das estações, Mónica, filha de Ana, desafia as escolhas da sua mãe e estas três gerações de mulheres procuram compreender o seu lugar num mundo que se desvanece, onde o ciclo da vida apenas se renova a partir de finais inevitáveis.

Este é também o regresso da produtora Uma Pedra no Sapato ao Festival de Cannes, depois da estreia mundial, na Quinzena dos Cineastas, de Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes (co-produção Uma Pedra no Sapato/O Som e a Fúria), em 2021, e de Dia de Festa, de Sofia Bost, na Semana da Crítica, em 2019, e o regresso de Filipa Reis e de João Miller Guerra aos festivais internacionais enquanto realizadores, depois de apresentarem, em 2018, Djon África, em Roterdão.

Nota: antes do festival  de Cannes será marcado um visionamento de imprensa em Lisboa a anunciar nos próximos dias.

Légua - Ficha técnica
Realizado por: Filipa Reis, João Miller Guerra
Elenco: Carla Maciel, Fátima Soares, Vitória Nogueira da Silva, Sara Machado, Paulo Calatré, Manuel Mozos
Produzido por: Rachel Daisy Ellis, Filipa Reis – Uma Pedra no Sapato (PT)
Co-produzido por: Catarina Mourão – Laranja Azul (Portugal), Alexandre Gavras – KG Productions (França), Jon Coplon – Stayblack (Itália)
Escrito por: João Miller Guerra, Filipa Reis, Sara Morais, José Filipe Costa, Letícia Simões
Assistente de realização: Emídio Miguel
Preparação de elenco: Kleider Luciano Risso
Direção de produção: Joana Vaz da Silva
Direção de som: Benoît Guérineau
Edição de som: Benoît Gargonne
Misturas: Johann Nallet
Figurinista: Susana Abreu
Maquilhagem e cabelos: Maria Almeida Nani
Design de produção: Marco Ascanio Viarigi
Direção de fotografia: Vasco Viana
Montagem: Luísa Homem
Colorista: Alessandro Pelliccia
Música: Ricardo Jacinto, Hypogeo

Sobre Filipa Reis
Filipa Reis (Lisboa, 1977) realizou vários documentários em conjunto com João Miller Guerra. “Djon África”, a sua primeira longa-metragem de ficção, estreou na competição do Festival de Cinema de Roterdão. “Légua” é a sua segunda longa-metragem de ficção. Em 2008, fundou a produtora independente Uma Pedra no Sapato.

Sobre João Miller Guerra
João Miller Guerra (Lisboa, 1974) realizou vários documentários em conjunto com Filipa Reis. “Djon África”, a sua primeira longa-metragem de ficção, estreou na competição do Festival de Cinema de Roterdão. “Légua” é a sua segunda longa-metragem de ficção.

Sobre Uma Pedra no Sapato
Um Pedra no Sapato é uma produtora independente baseada em Lisboa, fundada em 2008 pela realizadora Filipa Reis. Investe em fortes relações com realizadores e num pequeno número de filmes por ano (ficção e documentário), para que cada projeto receba a sua merecida atenção e tempo, tornando o processo de produção muito rico de um ponto de vista criativo. O objetivo é fazer com que os filmes se tornem parte da história do cinema português com impacto universal além-fronteiras e culturas.
Os filmes produzidos pela Uma Pedra No Sapato foram selecionados para os festivais de Cannes, Berlim (Golden Bear Berlinale Shorts 2016), Veneza, Roterdão (Ammodo Tiger Award 2023), Locarno e San Sebastian, entre muitos outros. Atualmente encontra-se a desenvolver e produzir os novos projetos de longa-metragem de ficção de realizadores conceituados como Miguel Gomes, Margarida Cardoso, Paulo Abreu, José Filipe Costa, Pedro Pinho, Filipa Reis, João Miller Guerra e Leonor Teles e dos talentos emergentes Maureen Fazendeiro, Sofia Bost e Duarte Coimbra. Produz ainda curtas-metragens, documentários e séries documentais e de ficção para a televisão através da Vende-se Filmes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,851