"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Companhia de teatro do Fundão estreia peça inspirada no fenómeno do futebol

A ESTE – Estação Teatral, com sede no Fundão, vai estrear, naquela cidade, no dia 28 de abril, a peça “Nas orelhas da bola”, que resulta de um projeto que envolve cerca de 600 alunos de 12 escolas do concelho.

© Estação Teatral

O espetáculo, inspirado no fenómeno do futebol, estará em cena até dia 7 de maio, no auditório da Moagem, no Fundão (distrito de Castelo Branco), sendo as apresentações, às sextas e sábados às 21h30, e aos domingos, às 17h00, informa a companhia de teatro. “Nas orelhas da bola” é uma criação coletiva, com interpretação de Joana Poejo e Samuel Querido, desenvolvidas no âmbito do projeto de mediação de públicos “VER-FAZER”, no ano letivo 2022/23, com cerca de 600 alunos de 12 escolas do concelho do Fundão - Alcaide, Aldeia de Joanes, Atalaias, Donas, Fundão (Tílias, Senhora Conceição, Serra da Gardunha e Santa Teresinha), Soalheira, Telhado, Vale de Prazeres e Valverde.

A ESTE tem vindo a desenvolver este projeto nos últimos 18 anos, junto das escolas do 1° ciclo do município do Fundão, “mantendo a sua matriz de impulsionador sinergético entre a companhia e a comunidade escolar, procurando desenvolver um espetáculo a partir dos impulsos sugeridos no contexto de sala de aula”.

“Futebol: que fenómeno é este que aglutina, globaliza e apela ao irracional? Quantas realidades partilham o mesmo momento sem consciência disso? Desporto para uns, paixão para outros, é também facilitador de vínculos familiares, trabalho, comprometimento, distração, inclusão, disciplina, memória, negócio, identidade, ideologia ou simplesmente um desbloqueador de conversa que muitas vezes retira o emissor da solidão. São todas estas frentes separadamente, mas também ao mesmo tempo”, descreve a sinopse.

“Jogadores são “estrelas”, equipas são “galácticas”, salários são “astronómicos”, numa órbita que atrai massas como satélites. Diz-se que quando duas pessoas olham em simultâneo a lua, mesmo que distantes, é como se olhassem uma para a outra. E se, através de um evento que se reveste de motivações diversas para a ele aceder, conseguíssemos que anónimos se entreolhassem com vontade de ver?”.

O espetáculo, com encenação, dramaturgia, cenografia e figurinos da ESTE, conta com a direção artística de Tiago Poiares e Sofia Cabrita, desenho de luz e operação técnica de Pedro Fino e direção de produção de Alexandre Barata.


Fonte: Lusa | 17 de abril de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,676