"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cadeira à Janela: livro de um dos grandes poetas europeus atuais, escrito inteiramente em Portugal

Repentinamente confinado em Lisboa durante a pandemia, Dinu Flamand – «uma das principais vozes da poesia europeia contemporânea», na opinião do poeta e crítico literário espanhol Luis García Montero – escreveu, da sua cadeira à janela, reflexões sobre o que via e sentia naquelas semanas de clausura profilática.

Cadeira à Janela dá título ao seu novo livro, que cheira a Portugal e à literatura portuguesa, tantas vezes evocada na sua obra, e que inclui um delicioso poema sobre uma visita ao escritor António Lobo Antunes, seu amigo há mais de três décadas. 

Para Marco Lucchesi, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Dinu Flamand «é uma das vozes mais fortes deste século», transparecendo na sua obra «o seu radar sensível, timbre delicado e visceral»: «Herdeiro da grande poesia romena, língua de fronteira, exuberante como a nossa, antiga e nova língua de Camões. Eis a razão pela qual Dinu traduziu Pessoa, Bandeira e Drummond. E sem jamais perder a graça e o vigor dessa trindade que nos une. Páginas realmente congeniais.»

Já o poeta e crítico literário espanhol Luis García Montero sublinha: «A poesia de Dinu Flamand é como um espelho elegíaco da História. Cada um dos seus poemas tem algo de escavação arqueológica, porque toma em consideração, a cada momento, todas as camadas temporais sobrepostas que lhe conferem sentido.»

O poeta Nuno Júdice, a quem o autor agradece no início do livro, foi o primeiro leitor desta edição Guerra e Paz, apoiada pelo Instituto Cultural Romeno, sediado em Bucareste.

Este é o segundo livro de Dinu Flamand que a Guerra e Paz publica, depois de, em 2017, ter editado Sombras e Falésias. Tem também textos seus publicados nas obras Antologia de Poesia Romena Contemporânea (2019) e Azul de Lisboa (2020). Traduzido em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Macedónia do Norte, Grécia, México, Honduras, Colômbia, Chile e Israel, Dinu Flamand, além de um poeta reconhecido com numerosos prémios literários, dos quais se destacam o Prémio de Poesia da Academia Romena, que recebeu no ano passado, e o Prémio Nacional Mihai Eminescu, em 2011, é também tradutor de grandes autores para romeno, incluindo os portugueses Fernando Pessoa e António Lobo Antunes.

Cadeira à Janela estará disponível, tanto na rede livreira nacional, como no site oficial da editora, a partir do próximo dia 18 de abril de 2023, numa tradução de Corneliu Popa. 

Cadeira à Janela 
Dinu Flamand 
Ficção / Poesia
116 páginas · 15x20 · 14 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,421