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João Salaviza e Renée Nader Messora, o regresso feliz a Cannes

Já foi revelada a competição oficial do Festival de Cannes, com arranque a 16 de maio. Uma seleção com consagrados e os habituais habitués da Croisette. João Salaviza e a companheira Renée Nader Messora regressam também ao Un Certain Regard com mais um filme na floresta do povo indígena Krahô.

A Flor do Buriti, até agora a única obra com participação portuguesa em Cannes. Um filme escrito pelo casal Salavisa-Messora e os índios Krahô.

Os rumores do anúncio dos candidatos à Palma de Ouro desta próxima edição do Festival de Cannes foram tão insistentes que, na sua precisão, acabaram por matar o efeito surpresa do anúncio ontem da competição oficial. Entre o "clube de repetentes" e os novos "suspeitos do costume" pouco espaço para rasgos, diga-se assim. Parece até haver fugas de informação ou o então o escrutínio do palpite é fácil em função de no reinado do diretor artístico, Thierry Frémaux. Enfim, promovem-se sempre os cineastas "da casa", mas, por outro lado, destes "valores seguros" somos capazes de projetar uma competição forte e uma mão cheia de pré-favoritos ao palmarés.

Do que é mais excitante para o exercício da antecipação é precisamente aquilo que causa maior incógnita, como a presença de Jonathan Glazer, cineasta inglês com estatuto de "singular". O autor de Debaixo da Pele (2013) adapta A Zona de Interesse, romance de Martin Amis com honras de aclamação global. Um olhar "arty" pelo mundo do Holocausto numa história de romance em pleno campo de concentração de Auschwitz e com Sandra Huller (Toni Erdmann) como protagonista. Pode ser, por todas as razões, o acontecimento de Cannes.

Mas é dos clientes habituais que, por cautela, há garantias, em especial num ano forte para os italianos consagrados, de Nanni Moretti a Marco Bellochio, passando por Alice Rohrwacher. No anúncio de Frémaux salta ao ouvido que The Old Oak, do veterano Ken Loach, foi escolhido à última da hora e que é supostamente, mais uma vez, o seu derradeiro filme. Depois, claro, as inevitáveis escolhas de nomes consagrados como Wes Anderson (o bilhete-postal acentuado Asteroid City) Wim Wenders (Perfect Days, filmado no Japão); Todd Haynes (May December, com Natalie Portman e Julianne Moore), Nuri Bilge Ceylan (About Dry Glasses, sobre as questões de acusações de assédio sexual), Hirokadu Kore-eda (Monster, o regressso ao Japão) e Aki Kaurismaki (Fallen Leaves).

Dessa forma, um título como Firebrand, de Karim Ainouz, história de época com Alicia Vikander e Jude Law, é uma boa incógnita. Sabe-se que é um dos primeiros filmes eróticos de financiamento de Hollywood a confiar nas sequências de sexo com coreografia de coordenador de intimidade. O cineasta brasileiro a dar um salto para o cinema em língua inglesa antes de voltar a filmar em português.

De França, boas expectativas para a escolha de Anatomie d'une Chute, de Justine Triet, nome adoptado por Cannes, aqui a filmar um possível crime entre um casal, e para L'Été Dernier, o filme que marca o regresso ao cinema de Catherine Breillat, cineasta "do contra" que estava desaparecida por motivos de saúde.

Portugal- Brasil no Un Certain Regard
Na conferência do anúncio, entre algumas gafes, a mais grave no anúncio do filme luso-brasileiro Crowrã/A Flor do Buriti, mais uma incursão na terra dos índios Krahô do casal João Salaviza e Renée Nader Messora, descritos por Frémaux como "cineastas brasileiros". Seja como for, é a segunda vez que Salaviza vê um filme seu na prestigiada mostra paralela do festival, logo após Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de 2018. "O filme nasce do desejo em pensar a relação dos Krahô com a terra, pensar em como essa relação vai sendo elaborada pela comunidade através dos tempos. As diferentes violências sofridas pelos Krahô nos últimos 100 anos também alavancaram um movimento de cuidado e reivindicação da terra como bem maior, condição primeira para que a comunidade possa viver dignamente e no exercício pleno de sua cultura", revelou a realizadora brasileira num comunicado.

É possível que até maio mais filmes sejam anunciados, esperando-se para a semana presença portuguesa na Semana da Crítica e na Quinzaine, secção que poderá ser ideal para a estreia de novo filme de terror de Gabriel Abrantes.

A seleção
CLUB ZERO, Jessica HAUSNER
THE ZONE OF INTEREST, Jonathan GLAZER
FALLEN LEAVES, Aki KAURISMAKI
LES FILLES D"OLFA, Kaouther BEN HANIA
ASTEROID CITY, Wes ANDERSON
ANATOMIE D"UNE CHUTE, Justine TRIET
MONSTER, Hirokazu Kore-eda
IL SOL DELL" AVVENIRE, Nanni MORETTI
L"ÉTÉ DERNIER, Catherine BREILLAT
ABOUT DRY GRASSES, Nuri Bilge CEYLAN
LA CHIMERA, Alice ROHRWACHER
LA PASSION DE DODIN BOUFFANT, TRAN Anh Hun
RAPITO, Marco BELLOCCHIO
MAY DECEMBER, Todd HAYNES
JEUNESSE, WANG Bing
THE OLD OAK, Ken LOACH
BANEL E ADAMA, Ramata-Toulaye SY | 1st film
PERFECT DAYS, Wim WENDERS
FIREBRAND, Karim AÏNOUZ

 


por Rui Pedro Tendinha in Diário de Notícias | 14 de abril de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
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