"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"De mim direi o que deixarem"

Assírio & Alvim volta a disponibilizar toda a Poesia de Luiza Neto Jorge reunida num único volume. A presente edição é ampliada com textos dispersos recém-recolhidos.

Com edição de Fernando Cabral Martins e colaboração de Manuele Masini, esta Poesia de Luiza Neto Jorge corrige e aumenta as duas antologias anteriores (de 1993 e 2001). O presente volume reúne mais textos dispersos extraídos de diferentes jornais e revistas, mas nunca publicados em livro, e ainda poemas que aparecem nas edições originais de A Noite Vertebrada, Quarta Dimensão e Terra Imóvel, mas que não vêm integrados depois em Os Sítios Sitiados. «Excluem-se um poema e alguns versos de outros dois, publicados em Terra Imóvel, dado aparecerem riscados pela poeta no seu exemplar de mão», frisa o prefácio de Fernando Cabral Martins que, sobre a autora, enaltece: «Luiza Neto Jorge é única. Aproximável, mas incomparável com outros poetas do seu tempo, do passado ou do futuro.» Na nova capa vigora agora um momento captado pela objetiva de Jorge Martins, no seu próprio ateliê em Paris. Outras obras do artista plástico figuram nestas páginas, nomeadamente desenhos feitos para a edição francesa da coletânea A Lume.

O livro já se encontra em pré-venda

O POEMA ENSINA A CAIR

O poema ensina a cair
sobre os vários solos
desde perder o chão repentino sob os pés
como se perde os sentidos numa
queda de amor, ao encontro
do cabo onde a terra abate e
a fecunda ausência excede

até à queda vinda
da lenta volúpia de cair,
quando a face atinge o solo
numa curva delgada subtil
uma vénia a ninguém de especial
ou especialmente a nós uma homenagem
póstuma.

SOBRE O LIVRO
Título: Poesia
Autora: Luiza Neto Jorge
N.º de Páginas: 384
Edição: Fernando Cabral Martins, com a colaboração de Manuele Masini
Prefácio: Fernando Cabral Martins
PVP: 29,99€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas  

SOBRE A AUTORA

Luiza Neto Jorge nasceu a 10 de maio de 1939. Frequentou o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa e viveu em Paris, entre 1962 e 1970. Autora de guiões cinematográficos e de adaptações teatrais, Luiza Neto Jorge desenvolveu uma vastíssima prática editorial enquanto tradutora. Integrou o grupo que se reuniu em torno do projeto Poesia 61, ao lado de Gastão Cruz ou Fiama Hasse Pais Brandão. Faleceu a 23 de fevereiro de 1989. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,570,211