"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jorge Molder revela 22 obras inéditas na exposição "Grandes Planos"

Exposição vai ser inaugurada na sexta-feira na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa.

Fotos de Jorge Molder, do colecionador Antonio Cachola. Foto: DR

O artista visual Jorge Molder vai revelar um conjunto de 22 obras inéditas na nova exposição de fotografia intitulada "Grandes Planos", que é inaugurada na sexta-feira na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa.

Nesta exposição vão ser apresentadas as fotografias de grande formato, todas de 2023, inéditas, que integram a série "Grandes Planos".

Jorge Molder é reconhecido por uma obra em fotografia a preto e branco cujo conteúdo é habitualmente o seu próprio corpo, em particular o rosto e as mãos, e também objetos apresentados de forma enigmática e simbólica.

As imagens envolvem uma interação muitas vezes desorientadora para o observador, e o trabalho de Molder levanta a questão de quem examina quem, se é o observador que olha o objeto ou vice-versa.

Nascido em 1947, em Lisboa, Jorge Molder estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e começou a sua carreira como artista na década de 1970, tendo apresentado a primeira exposição individual na Cooperativa Árvore, no Porto, em 1978, "Fotografias de Dentro e de Fora", com poemas de Joaquim Manuel Magalhães e João Miguel Fernandes Jorge.

Em 1992 foi feito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique, em 2007 ganhou o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e em 2010 venceu o Grande Prémio EDP/Arte, de carreira.

"Rei Capitão Soldado Ladrão" foi a maior mostra mais recente do seu trabalho em Portugal, em 2013, repartida entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e o Museu da EDP, em Lisboa, e viria a ser apresentada em Madrid.

Foi diretor do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e artista convidado na Bienal de São Paulo de 1994, tendo representado Portugal na Bienal de Arte de Veneza de 1999.


Fonte: Lusa/Rádio Renascença | 10 de abril de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,852