"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Emilia Hart combina magia e ficção histórica em Weyward

Empoderamento feminino e a força da natureza num romance de estreia absorvente

Weyward aborda de forma desassombrada a condição feminina em vários momentos históricos: nos dias de hoje, em meados do séc. XX e durante os julgamentos das bruxas britânicas do séc. XVII. Alternando entre três linhas narrativas, Emilia Hart retrata o peso do patriarcado e da violência perpetuada sobre o sexo oposto e mostra como três gerações de mulheres usaram a força transformadora da Natureza para superarem os grilhões que as subjugavam. O romance chegou aos escaparates no dia 6 de abril, com selo da Porto Editora.

Ao longo das 300 páginas deste envolvente romance de estreia, os leitores são convidados a conhecer a história das mulheres Weyward: Kate, que em fuga de uma relação abusiva encontrou refúgio na Casa Weyward, na Cúmbria; Violet, sua tia-avó, que lhe deixou a casa de herança, e igualmente vítima de violência sexual, emocional e, como muitas mulheres na década de 40, limitada no seu direito à autodeterminação e à independência; e Altha, uma curandeira que habitou a mesma casa e que foi julgada por feitiçaria no séc. XVII. Além de um lugar, uma linhagem familiar e um passado de abusos, Kate, Violet e Altha partilham uma história de superação e um dom que as une à Natureza.

Emilia Hart começou a escrever esta história em 2020, quando, à semelhança das protagonistas, se refugiou na região de Cúmbria, na sequência da pandemia de COVID-19. «Enquanto ali vivi, soube dos julgamentos das bruxas de Pendle, que tiveram lugar nesta localidade próxima de Lancaster, em 1612. Na sequência dos julgamentos, nove pessoas – sobretudo mulheres – foram executadas. Descobri também que, às vezes, os lugares têm poder. Ou, talvez, alguns lugares nos ajudem a descobrir os nossos poderes. Foi esta a semente que originou Weyward».

SOBRE O LIVRO
Weyward
Em 2019, Kate foge de uma relação abusiva e refugia-se em Crows Beck, uma aldeia remota na Cúmbria. O seu destino é a Casa Weyward, herança da sua tia-avó Violet, uma entomologista excêntrica.
Enquanto lida com o trauma do seu passado, Kate descobre um segredo sobre as mulheres da sua família. Uma história que remonta a 1619, quando Altha Weyward foi julgada por feitiçaria…
Tecendo as vidas de três mulheres extraordinárias, Weyward é um romance absolutamente maravilhoso sobre o empoderamento feminino, a esteira de violência masculina ao longo de séculos e o poder libertador da Natureza.
Tentaram domar-nos. Mas uma mulher Weyward pertence à Natureza. Não pode ser domada.
Ver primeiras páginas


CRÍTICAS

«É daqueles casos raros em que as três narrativas são profundamente cativantes e conectamo-nos com cada uma delas, as suas vozes a absorver-nos do início ao fim nesta história de tristeza, amor, família e amizade, que nos traz ficção histórica e feminismo. É incrível saber que é o primeiro livro da autora porque está tão bem tecido, é uma viagem inesquecível!»
Helena Magalhães, Book Gang

«Uma estreia brilhante… a magia dominada pelos personagens parece absolutamente real nesta viagem extraordinária.»
Publishers Weekly


Título: Weyward
Autora: Emilia Hart
Tradução: Célia Correia Loureiro
Páginas: 344
PVP: 18,85€

SOBRE A AUTORA
Emilia Hart
É uma escritora britânico-australiana. Nasceu em Sidney e estudou Literatura Inglesa e Direito na Universidade da Nova Gales do Sul antes de trabalhar como advogada em Sidney e Londres. Emilia fez o Curso de Escrita de Romances online da Curtis Brown Creative e foi reconhecida com o Prémio de Romance da Caledónia de 2021. Os seus contos foram publicados na Austrália e no Reino Unido. Vive em Londres.


Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,050