"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Para entender os mundos de ontem e hoje

Assírio & Alvim publica Foi Ele?, de Stefan Zweig. Na presente ocasião é ainda reeditada a derradeira obra do autor austríaco, Novela de Xadrez. 

Originalmente publicado no Rio de Janeiro, em 1942, Foi Ele? assenta numa densa narrativa de relações de poder, colocando sub-repticiamente a questão: será que a ascensão de um ditador é causada pela nossa inação? Uma história que permanece tão atual hoje como na época em que Stefan Zweig a escreveu e que tem uma ligação próxima com Novela de Xadrez, agora reeditado. Nesta extraordinária novela psicológica – escrita entre 1938 e 1941, no exílio brasileiro, e só publicada postumamente –, o autor austríaco oscila, de novo com inigualável mestria, entre um enorme suspense e uma reflexão pungente sobre o nazismo.

Os livros já se encontram em pré-venda aqui e aqui

SOBRE OS LIVROS 


Foi Ele?

Betsy e o marido, reformados, vivem tranquilos numa pacata propriedade junto de Bath. Até que um dia o jovem casal Limpley decide comprar a casa ao lado. Enquanto John é enérgico, Ellen mostra-se recatada, mas a dinâmica do casal mudará para sempre quando os vizinhos decidem oferecer-lhes Ponto, um cachorro aparentemente inofensivo. A devoção fanática de John para com o cão terá consequências nefastas e imprevisíveis.

Autor: Stefan Zweig
Tradução: Francisco de Nolasco Santos
Páginas: 72
PVP: 8,85 €
Coleção: Gato Maltês 
Ver primeiras páginas 


Novela de Xadrez

Os passageiros de um navio que parte de Nova Iorque com destino a Buenos Aires descobrem que a bordo segue com eles o campeão do mundo de xadrez, um homem arrogante e pouco amigável. Rapidamente se forma um grupo que procura testar os seus conhecimentos de xadrez jogando com o campeão, apenas para conhecer uma clamorosa derrota. É então que um misterioso passageiro avança para os aconselhar, e o rumo dos acontecimentos se altera. Onde adquiriu ele este domínio magistral do jogo do xadrez, e a que custo?

Título: Novela de Xadrez
Autor: Stefan Zweig
Tradução, apresentação e notas: Álvaro Gonçalves
Páginas: 104
PVP: 13,30 €
Coleção: Imaginário  
Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR

Stefan Zweig
Nasceu a 28 de novembro de 1881 em Viena e é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século xx. Dedicou-se a quase todas as atividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. De ascendência judaica, empreendeu em 1934 um exílio voluntário da Áustria, então sob domínio do regime fascista de Dollfuss (austrofascismo), e viveu na Inglaterra, nos EUA e no Brasil, onde viria a suicidar-se em 1942. Da sua extensa obra, destacam-se as novelas Amok (1922) e Confusão de Sentimentos (1927), a biografia Magalhães, o Homem e o seu Feito (1937), o ensaio Brasil, País do Futuro (1941) e a autobiografia O Mundo de Ontem (1942). Novela de Xadrez foi a sua obra derradeira, concluída pouco antes do seu suicídio, a 22 de fevereiro de 1942. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,220