Notícias
Open Call - Residências Artísticas no Bairro da Tabaqueira - LEPAC
O programa de residências artísticas do LEPAC destina-se a coletivos de artistas que devem apresentar propostas inspiradas na sustentabilidade, economia circular e descarbonização, juntando arte com ciência, com o objetivo de implementar os projetos no Bairro da Tabaqueira em Sintra, transformando esta zona habitacional num laboratório vivo de testes para a mitigação de emissões de carbono.
A 'open call' para as residências artísticas foi lançada, em dezembro, pela zet gallery e o consórcio SMILE - Sintra Motion & Innovation for Low Emissions, liderado pela Fundação Aga Khan, podendo os candidatos enviar as propostas de projeto para o endereço curatorial@zet.gallery, até 30 de abril.
É possível consultar o regulamento do LEPAC aqui.
Os artistas selecionados vão receber uma bolsa de seis mil euros no âmbito das residências artísticas LEPAC.
Esta é a segunda de quatro residências artísticas do LEPAC, com a duração de um ano e divididas em residências de três meses.
Pela ligação ao ambiente e à natureza, as residências terão início nos dias de solstício de verão e inverno e equinócio de outono e primavera.
A segunda residência terá como tema “Arte e Ciência” que tem como foco o conceito de sustentabilidade e as novas vidas que podem ser dadas a materiais, provenientes de desperdício ou desprovidos das suas utilizações naturais. Artistas e cientistas de várias áreas, trabalharão em conjunto para criar novos objetos e/ou experiências, de natureza artística, que fomentem uma mensagem ligada ao essencial do projeto, que são as questões ambientais.