Notícias
Convento dos Capuchos promove visitas noturnas com figuração
Nos próximos dias 14 e 15 de abril, regressa ao Convento dos Capuchos, em Sintra, a experiência “O Convento dos Capuchos Vivo”, uma viagem no tempo, em ambiente crepuscular e noturno, durante a qual os frades que habitaram este convento ao longo de quase 300 anos parecem regressar à vida.




Acompanhados por um guia, os participantes são convidados a descobrir os espaços do convento e as suas vivências de uma forma original. Ao longo do percurso, oferecendo um vislumbre para o passado, figurantes proporcionam uma espécie de plano paralelo em que os frades, alheios à presença dos visitantes, oram e trabalham. Os participantes assistem, assim, a cenas do quotidiano que são recriadas como se fossem memórias que ficaram no lugar.
Durante estas visitas, os participantes terão também oportunidade de conhecer a mais recente novidade do percurso expositivo do Convento dos Capuchos. São duas esculturas em terracota, do século XVIII, representando frades, que regressam ao seu local original, a Portaria do Convento, ao fim de cerca de 40 anos. Dali retiradas na década de 80 do século passado, foram, agora, repostas pela Parques de Sintra, após trabalhos de conservação e restauro que revelaram que a figura maior representa São Francisco de Assis, pois exibe uma chaga no local do coração.
O retorno destas peças contribui para uma melhor interpretação do convento, em particular da “porta da morte”, que traduz a morte simbólica para a vida mundana e o renascimento para uma vida nova, dedicada à via espiritual, no interior do convento. Daí que a primeira escultura se encontre enterrada até ao peito e a segunda esteja já num plano etéreo de ascensão a um plano transcendente.
No fim do percurso, um chá reconfortante é o mote para breves momentos de convívio.
Estas visitas integram a programação especial que a Parques de Sintra preparou para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. São limitadas a 15 participantes por sessão e têm a duração de 1h30m, estando disponíveis 6 horários, entre as 18h00 e as 21h00. O preço dos bilhetes varia entre 24 €, para adultos (18-64 anos) e séniores (+ 65 anos), e 10€, para jovens entre os 6 e os 17 anos. A visita é gratuita para crianças com idade inferior a 6 anos.
>> Mais informação