"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Politólogo português apresenta análise pluridisciplinar da mobilização totalitária de Hitler

O que destingiu o nazismo de Hitler do nacionalismo alemão? Como conquistaram os nazis as mais variadas franjas do eleitorado alemão?

Quais eram as aspirações locomotoras do regime? E que palco tinha a obsessão racial na sua base ideológica? Procurando aliar rigor científico e legibilidade, Henrique Varajidás, professor e investigador na área da ciência política, apresenta-nos, no livro A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler, respostas sólidas para estas e outras questões, reconstruindo, a partir de uma vasta gama de fontes, os móbeis, a marcha vertiginosa e as perspetivas do nazismo, entre 1919 e 1941. A Vertigem Nazi chega à rede livreira nacional estando, desde já, disponível em pré-venda no site da editora.

Neste seu invulgar A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler, Henrique Varajidás procurou distanciar-se das habituais lições morais e civilizacionais a retirar dos atos hediondos do regime de Hitler. Aqui o foco, diz, «não é “a História pela História” […], é determinar de modo tão frio e objetivo quanto possível: primeiro, os verdadeiros fins do regime enquanto artefacto político (isto é, os fins que os seus líderes de facto, e não dirigentes secundários, críticos ou opositores, lhe atribuíam); e, segundo, a sua capacidade para perseguir e atingir esses fins».

Para chegar a esse compromisso, o autor, doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, partiu para uma profunda investigação que respondesse a questões-chave para compreender o quão apto a precisar, perseguir e atingir os seus fins se pode dizer, afinal, que o regime de Hitler era, antes de se ter «afastado cada vez mais da possibilidade de concretizar sequer um simulacro das suas intenções originais, descontrolando?se por entre uma obsessão sisifiana», e de embarcar em «aventuras diplomático?militares suicidas».

Que ideias distinguiam Adolf Hitler no seio do nacionalismo alemão? Qual o lugar da ideologia racial na respetiva hierarquia de prioridades? Que relações estabeleceram os nazis com as elites e massas alemãs? Que políticas concretas – na segurança interna, sociedade, economia, cultura e política externa – começaram por animar o seu regime? Em que medida as intenções originais embutidas nessas políticas se foram concretizando no decurso dos anos 30 do século XX? Qual a relação dessas aspirações com a escalada de radicalização e expansionismo de 1938 a 1941?

Um livro acessível, mas com alto valor académico, que resulta de uma rigorosa investigação, A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler é uma edição Guerra e Paz.

 A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler

Henrique Varajidás
Não-Ficção / História
256 páginas · 15x23 · 17 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,135