"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sociedade de Autores diz que "é tempo de alimentar quem faz do teatro a sua história"

A mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para o Dia Mundial do Teatro 2023 considera que “é tempo de alimentar quem teimosamente se entrega" a fazer do teatro "a sua história de vida e a sua luta".

Foto: Sociedade Portuguesa de Autores / Tiago Sousa Dias

“Aplaudir o teatro é necessário e libertador”, escreve a designer de produção Catarina Amaro, autora da mensagem da SPA para o Dia Mundial do Teatro, que se assinala na segunda-feira.

Numa alusão aos confinamentos devido à pandemia de covid-19, Catarina Amaro lembra que "vivemos com palcos vazios, com corpos sem palavras, com o talento aprisionado, privados do agora”, por isso “é altura de reencontros” e “cabe a todos” participar no novo capítulo desta história.

Lugar de “memórias e vivência”, o teatro é “palco onde cabem todas as histórias”, que “traduzem e espelham a nossa realidade, a nossa condição humana, o que realmente somos”, sublinha a cenógrafa, acrescentando que o teatro serve também como "expressão de consciência" com que alimentamos "memórias coletivas que enriquecem o nosso património cultural”.

Enquanto lugar de partilha, a "arte do teatro confronta, agita, ilumina e faz-nos sentir mais vivos” na sua capacidade de “aglutinar todas as artes” e de se renovar “numa constante inquietação e invenção de todos os dias, naqueles que não desistem”.

Para a Catarina Amaro é, pois, tempo de “aplaudir quem generosamente se entrega e através de palavras, gestos, lágrimas ou desejos se expõe" e faz do palco “espaço de pensamento, beleza e liberdade, através dos conflitos de mil e uma vidas, de infinitas personagens".

O teatro é onde “tudo acontece num agora único e efémero”, observa. Por isso, "façamos do teatro a nossa casa [...], do palco a casa de partilhas, de comunhão de corpos, de confrontos de linguagens que nos obriguem a refletir e a pensar”, conclui Catarina Amaro.

Catarina Amaro concluiu o curso de Cenografia e Realização Plástica do Espectáculo da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa em 1987, ano em que se estreou como cenógrafa e figurinista no espectáculo “O Circo dos Desenganos”, sobre duas peças de Miguel Rovisco.

O seu trabalho passa por estruturas como o Teatro da Malaposta, o Teatro do Noroeste e o Teatro Nacional D. Maria II.

Está também presente em televisão e cinema, em produções como "Inspetor Max", "Donos Disto Tudo", "Bem-vindos a Beirais" e "O Crime do Padre Amaro".

Iniciativa do Instituto Internacional do Teatro, organismo afeto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), o Dia Mundial do Teatro assinala-se a 27 de março, desde 1961.


Fonte: Lusa | 26 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,293