Notícias
3ª Edição do programa de Residências Artísticas do Museu Bordalo Pinheiro
O Museu Bordalo Pinheiro anuncia a abertura da 3ª edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, um programa de residências e exposições que visa promover a produção artística contemporânea, relacionando-a com a obra e o pensamento de Rafael Bordalo Pinheiro.
Serão selecionados quatro (4) artistas, que beneficiarão de uma remuneração de 1000 (mil) euros e de espaços de residência. Posteriormente, os resultados da residência artística serão apresentados em exposição no Museu.
Aceitam-se candidaturas individuais, de artistas emergentes ou estudantes de arte, de qualquer idade ou nacionalidade, com residência em Portugal.
Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) foi um artista polivalente, trabalhando em áreas tão diversas como o desenho humorístico, a cerâmica ou a banda desenhada. Foi também um artista que refletiu de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu. Um homem de convicções cívicas e políticas, que defendeu valores como a liberdade de pensamento, a denúncia das injustiças ou desigualdades e, claro está, o humor.
É nessa polivalência artística e nesses valores que se alicerça o presente programa de residências e exposições do Museu Bordalo Pinheiro, um museu fundado em 1916, fruto da visão e do empenho do colecionador Ernesto Cruz Magalhães, seu admirador incondicional e quem mandou erigir a moradia para o efeito.
Leia aqui o regulamento do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro
Datas e Prazos
Prazo de apresentação de propostas: 16 de abril de 2023
Anúncio dos resultados: até 3 de maio de 2023
Período de reclamações: 4 a 11 de maio de 2023
Anúncio público dos artistas residentes: 18 de maio de 2023
Início do período de residência: 1 de junho de 2023
Fim do período de residência: 2 de julho de 2023
Exposição e/ou apresentação: a partir de 13 de julho de 2023
Informações e esclarecimentos: info@museubordalopinheiro.pt
>> Saiba mais aqui