Publicações
Futebol e radicalização islâmica num thriller explosivo
A Porto Editora faz chegar às livrarias de todo o país A célula de Sheffield, um thriller explosivo que marca a estreia do antigo Secretário de Estado José Gomes Mendes na escrita de ficção.
Fazendo uso de um vasto conhecimento do universo futebolístico (o autor foi presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e também da AG do SC Braga) e do ambiente característico de cidades como o Cairo ou Sheffield, que conheceu nas viagens que já o levaram a mais de uma centena de países, José Gomes Mendes enriquece com informação rigorosa e fidedigna um livro que apresenta uma forte carga emocional, provocando empatia entre o leitor e as dúvidas e medos do protagonista.
SOBRE O LIVRO
José Gomes Mendes oferece-nos um livro imperdível. Mostra-nos uma realidade que dá que pensar. Traça uma narrativa do terrorismo que mexe a sério connosco.
Luís Marques Mendes
José Gomes Mendes junta, de forma surpreendente, as vivências e sonhos do mundo do futebol com as ações e motivações de um movimento terrorista. Cria uma forte carga emocional à volta do jovem egípcio Karim, o protagonista, levando-nos a empatizar com as suas dúvidas e medos. Mais do que um bom thriller, este livro é um convite a refletirmos sobre a forma como olhamos para os outros.
Fátima Lopes
A célula de Sheffield
É totalmente impossível escapar à pobreza em que vive.
Tudo muda quando se cruza com o ancião Islam, que o conduz pelo sinuoso caminho da doutrinação islâmica e da Irmandade Muçulmana. O talento futebolístico de Karim leva-o, com a ajuda do mentor, ao maior clube egípcio, e mais tarde até à cidade inglesa de Sheffield, em busca do sonho que poderá mudar a sua sorte.
Porém, uma vertiginosa espiral de acontecimentos depressa o envolve numa trama de ódio, traição e terror. A sua vida passa a nada valer.
Tudo em nome de Alá.
Ver primeiras páginas
Título: A célula de Sheffield
Autor: José Gomes Mendes
PVP: 17,75€
Páginas: 308
SOBRE O AUTOR
José Gomes Mendes
José Gomes Mendes nasceu em Braga e muito cedo partiu para Lisboa, onde viveu a sua juventude.
O destino fê-lo regressar às origens, tendo-se tornado professor catedrático da Universidade do Minho e presidente da Fundação Mestre Casais. Foi Secretário de Estado em dois governos de Portugal e exerceu funções em organizações internacionais, como a Comissão Europeia e a Transport Decarbonisation Alliance.
O gosto pela escrita nasceu das experiências vividas em viagens, que o levaram a quase uma centena de países em todos os continentes. É autor de obras de não ficção sobre cidades, destacando-se O Futuro das Cidades . Foi cronista no Jornal de Notícias e é, atualmente, cronista no Diário de Notícias. A célula de Sheffield é a sua estreia no campo da ficção.