"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Documentário “Soldado Nobre” estreia-se nos cinemas a 13 de abril

O documentário “Soldado Nobre”, que o realizador Jorge Vaz Gomes fez sobre o bisavô que combateu na Primeira Guerra Mundial, estreia-se a 13 de abril nos cinemas, revelou a produtora Kintop.

O filme foi rodado entre 2014 e 2019 e partiu de uma fotografia de um grupo do Regimento de Infantaria 12, na qual estão vários soldados da aldeia de Alfaiates, no concelho do Sabugal, entre os quais Francisco Nobre, o bisavô do realizador.

Perante aquela fotografia centenária, Jorge Vaz Gomes não tinha ninguém que soubesse identificar o familiar e é a partir daí que o próprio documentário avança.

"Essa procura é literal, mas também metafórica, é tentar saber quem foram estes homens, como se vivia na altura, porque é que foram para a guerra", contou o realizador à agência Lusa em 2018, quando apresentou uma versão curta do filme em França, no centenário da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Em 1917, Francisco Nobre foi enviado para França para integrar o Corpo Expedicionário Português (CEP), anos depois de ter ficado órfão e de ter pedido alistamento no exército, "porque não tinha outro meio de subsistência".

Na Flandres francesa, o soldado Nobre sobreviveu à Batalha de La Lys, considerada uma das piores derrotas militares de Portugal, mas, meses depois, foi vítima de um ataque com gases, declarado inapto e enviado para Lisboa, onde chegou 14 dias antes do final da guerra.

Morreu em 1923, devido "ao problema de pulmões que trouxe das trincheiras", e para trás ficava uma vida com "nada de heroico", "completamente desgraçada, cheia de sofrimento durante a Primeira Guerra e nos anos a seguir", quando "ficou alcoólico, violento e com pesadelos constantes que o atiravam para debaixo da cama com falta de ar", contou Jorge Vaz Gomes.

Além dessa procura de conhecimento de cariz familiar e pessoal, o filme também é uma homenagem aos militares que foram para as trincheiras e que o tempo se encarregou de esquecer e aborda a importância da memória e da fotografia.

"O meu bisavô não é sequer uma nota de rodapé na história. Eu, contrariando esta ideia das grandes correntes historiográficas que os grandes acontecimentos e as grandes personalidades é que devem fazer parte dos anais, enquanto bisneto dele e realizador também reivindico esse direito de ele ficar, não sei se para a História, mas para a memória, pelo menos", explicou à Lusa.

“Soldado Nobre” é a primeira longa-metragem do ator e realizador Jorge Vaz Gomes, que anteriormente fez algumas curtas-metragens. Na representação, é possível vê-lo em séries como “Madre Paula” e “Três Mulheres”.

De acordo com informação hoje divulgada, “Soldado Nobre” estreia-se em duas salas: No cinema City Alvalade, em Lisboa, e na Casa do Cinema de Coimbra.


Fonte: Lusa | 15 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,952