"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novos Encontros no Porto vão analisar “estado de espírito” do cinema português

O Cinema Batalha, no Porto, recebe em junho os Novos Encontros do Cinema Português, um fórum de discussão para analisar o “estado de espírito” do cinema português, nomeadamente os desafios atuais, contou hoje o diretor da instituição.

“É um momento de indagação, estudo e auscultação à indústria do cinema”, explicou o diretor do agora denominado Batalha Centro de Cinema, Guilherme Blanc, em conferência de imprensa.

O objetivo destes Novos Encontros, que pretendem fazer uma “revisitação histórica” à Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português que ocorreu em 1967, é fazer uma análise global ao “estado de espírito” do cinema, nomeadamente às oportunidades, desafios, responsabilidades e complexidades com as quais os produtores, cineastas, distribuidores, educadores e críticos do cinema se confrontam no dia-a-dia.

 O setor está em crescimento, mas deseja-se “melhor e mais robustecido”, vincou Blanc.

Neste evento serão trazidos para o centro do debate quatro temas, liderados por subcomissários responsáveis pela coordenação de uma investigação e auscultação do meio: produção (Mariana Liz), distribuição e exibição (Paulo Cunha), crítica (José Bértolo) e educação (Carlos Natálio).

Guilherme Blanc adiantou que estes subcomissários vão analisar de forma independente o estado do cinema português em cada uma destas áreas, tendo nesta investigação a assessoria de investigadores e associações.

Este trabalho será realizado com recurso a entrevistas e a um questionário público dirigido aos profissionais do setor — lançado a 20 de março e disponível para preenchimento `online´ até 20 de abril — que vai contribuir para a investigação e conclusões apresentadas no evento, frisou.

Durante os Novos Encontros, cada tema será discutido num debate com três convidados selecionados pelos subcomissários, apontando propostas para o futuro do setor.

O diretor do Batalha Centro de Cinema revelou que deste fórum vai resultar um documento público que irá traduzir as reflexões e conclusões retiradas ao longo do processo de investigação, preparação e realização da iniciativa.

O programa detalhado do evento, aberto ao público e com entrada gratuita, será anunciado em maio.

Por sua vez, a presidente do Cineclube do Porto, Ana Carneiro, realçou que, de 1967 para cá, os problemas na indústria cinematográfica são “profundamente diferentes”.

O setor está muito profissionalizado, expandiu-se e, portanto, as problemáticas também são diferentes, salientou.

Ana Carneiro acrescentou: “Questões como a inclusividade, a representatividade, a ecologia, condições dignas de trabalho, a distribuição das obras e os problemas de financiamento não eram em 1967 a preocupação principal e, muitas delas, nem sequer foram afloradas”.

Já o diretor do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, Miguel Magalhães, espera que os Novos Encontros discutam os caminhos e os desafios que se colocam a todos os atores que, neste momento, acompanham o cinema português.

Os Novos Encontros do Cinema Português vão acontecer com organização das três entidades, que criam um paralelismo com o momento de há 56 anos.

“Em 1967, decorreu no Batalha a Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português. Organizado pelo Cineclube do Porto com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto, este evento foi fulcral para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal. A discussão reuniu intervenientes de vários pontos do país, desde jovens realizadores a realizadores consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas, e várias personalidades da cultura em Portugal”, recordou o Batalha, em comunicado.


Fonte: Lusa | 14 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,636