"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Monstra arranca hoje para celebrar passado e presente do cinema português de animação

O Monstra - Festival de Animação de Lisboa dá hoje início à 22.ª edição, associando-se aos 100 anos do cinema português de animação e acolhendo a maior presença de sempre de filmes nacionais em competição.

© Tiago Henrique Marques, 2014 /LUSA

O 22.º Monstra pretende servir de ponte entre passado e presente do cinema de animação português, ao relembrar o filme “O pesadelo do António Maria” (1923), de Joaquim Guerreiro, e exibir várias produções recentes premiadas, entre as quais “Ice Merchants”, de João Gonzalez, nomeada para os Óscares.

O festival decorrerá entre hoje e 26 de março no Cinema São Jorge, mas também na Cinemateca Portuguesa, na Cinemateca Júnior, no Museu do Oriente e na Sociedade Nacional de Belas Artes, propondo mais de 400 filmes e quatro exposições.

A abertura será na Sociedade Nacional de Belas Artes, com a inauguração de uma exposição do artista e realizador alemão Raimund Krumme.

Entre as longas-metragens da competição oficial estão “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, - que se vai estrear no circuito comercial a 13 de abril -, “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato, e “Interdito a cães e italianos”, do francês Alain Ughetto, com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.

Além da presença de “Ice Merchants”, na competição de curtas-metragens, a direção do Monstra destacou a inclusão de outro filme candidato aos Óscares, “The Flying Sailor”, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby, ou ainda “Bird in the Peninsula”, de Atsushi Wada (Japão).

Na programação estará também outro filme que foi nomeado aos Óscares: “My Year of Dicks”, de Sara Gunnarsdóttir.

Entre as curtas-metragens candidatas ao prémio SPA/Vasco Granja estão “O Casaco Rosa”, de Mónica Santos, “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, e “Ice Merchants”, de João Gonzalez, enumerou a organização.

O Japão, que tem quase sempre lugar de destaque no Monstra, será o país homenageado nesta edição, por conta dos 480 anos de amizade com Portugal.

O programa dedicado ao Japão contará, por exemplo, com a presença do realizador e desenhador Koji Yamamura, que terá uma exposição de desenhos originais dos seus filmes no Museu do Oriente, ‘anime’ e a longa-metragem musical “Inu-Oh”, de Masaaki Yuasa, exibida em 2021 no festival de Veneza.

Não serão esquecidos filmes dos estúdios Ghibli, nomeadamente “The Red Turtle”, numa coprodução com estúdios franceses e realizado pelo neerlandês Michael Dudok de Wit, que estará pela primeira vez em Lisboa.

Toda a programação está em monstrafestival.com.


Fonte: Lusa | 15 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,107