"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aldeias do Xisto vão acolher residências artísticas e 'workshops'

As Aldeias do Xisto vão receber residências artísticas e ‘workshops’ integrados numa candidatura ao programa Europa Criativa.

Aldeias de Xisto

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, as Aldeias do Xisto especificaram que estas ações se enquadram no projeto “Entre Serras”, que visa reforçar o papel daquele território enquanto laboratório vivo e aberto à experimentação.

“A ligação à natureza e às comunidades, o questionamento da paisagem e as linhas de interceção entre arte e ruralidade continuam a ser os vetores que norteiam a estratégia de acolhimento artístico no território”.

A candidatura deste projeto junta parceiros de Portugal, Espanha e França sob o tema global “habitar e mover-se em territórios de montanha”.

“A proposta do projeto 'Entre Serras' alicerça-se na experimentação artística 'in situ' para onde convergem a teoria, a história e práticas sensíveis. Na encruzilhada entre a vida social, económica, política, ecológica e cultural, a experiência do meio e do local é encarada na sua interação, mental e física, como arte ecológica”.

“O projeto questiona a necessária reabilitação do mundo sensível e a separação desastrosa entre Natureza e Cultura a que assistimos durante os últimos séculos”, referiram as Aldeias do Xisto.

Como vê o território quem nele habita ou transita, a mobilidade dos agentes, artistas e atores humanos e não humanos, bem como as dinâmicas institucionais, fazem parte do projeto que, segundo a rede das Aldeias do Xisto, pode ser visto como um inquérito ao território, por analisar a complexidade da paisagem na sua sinergia com realidades ecológicas.

“O projeto inclui caminhadas que juntarão artistas e cientistas, residentes locais e forasteiros, ações ambulantes e colaborativas”.

Segundo o referido, também contará com residências artísticas, conceção de um dispositivo de arquivo e visualização, debates e exposições.

Terá como metodologia de base o trabalho em rede, a pesquisa e a cocriação efetiva entre entidades.

Tendo como entidade líder o Museu da Paisagem/Instituto Politécnico de Lisboa, além das Aldeias do Xisto, são ainda parceiros a Câmara Municipal de Castelo Branco/Fábrica da Criatividade e o Geopark Estrela. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains nos Alpes de Haute Provence (AMBULO: CAIRN - Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza + Maison Alexandra David-Neel + Musée Gassendi) e a École Supérieure d'Art d'Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres (Centro de Vias Pecuárias).

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, que tem sede na Barroca, concelho do Fundão, e que integra 27 localidades da região Centro, além da parceria com 20 municípios e com mais de 100 operadores privados.


Fonte: Lusa | 10 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,579