"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pela Via Algarviana, há novas caminhadas (e guias) para descobrir o Algarve interior

Via Algarviana tem sete novos trilhos: por Monchique, por Alcoutim ou de olho no rio Arade. Mais novidades: app, guia da via renovado e Guia de Percursos Pedestres de Monchique a ser lançado este mês.

© Via Algarviana © Via Algarviana

Primavera a chegar, Via Algarviana em flor. Os sete novos percursos da grande rota gerida pela Associação Almargem, que cruza mais de 300km de Algarve para dar a conhecer a região para além do sol e mar, espraiam-se pela serra de Monchique, pela "paisagem serrana do interior de Alcoutim" e na "companhia do rio Arade". Estas novas redescobertas passo a passo da natureza, cultura e gentes do Algarve contam também como novos apoios informativos, incluindo guias e uma aplicação.

Por Monchique, os novos percursos pretendem ser verdadeiras âncoras para o futuro de um território marcado tanto pela desertificação como por sucessivos incêndios - o último grande fogo foi em 2018 e as suas consequências persistem. Os troços agora sinalizados, já homologados e prontos a serem percorridos, "foram criados no âmbito do programa Revitalizar Monchique", que reúne várias entidades, "com o intuito de apostar no potencial do turismo de natureza no concelho e ajudar à recuperação económica".

“A ideia não é ocultar o incêndio das pessoas, mas mostrar que, para além deste, há muita vida, há muito para conhecer, usufruir”, dizia-nos Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana, no Outono passado, quando pusemos pés ao caminho por alguns destes passeios revitalizantes, com epicentro em Alferce, a freguesia mais afetada pelos fogos. São três pequenas rotas: Percurso das Hortas com uns 8km à volta da vila por entre hortas, bosques e pomares; Pelos Caminhos de Alferce (7,8 km); e Entre o Vale e o Castelo de Alferce (7,2 km). E duas ligações: de Monchique a Alferce por caminhos centenários; e um trilho florestal que permite um desvio até "às melhores vistas do Algarve", as da Picota.

Outra das novidades da Via Algarviana também está de corpo e alma nesta serra. É o novo Guia de Percursos Pedestres de Monchique, formato A5, com todas as informações e mapas, a ser lançado ainda durante o mês de março.

Para lá do sobe-e-desce de Monchique, há novidades por Alcoutim e Silves. No primeiro caso, é a Ligação 8 – de Vaqueiros a Martim Longo (para boas pernas: 18,70 km), por "aldeias, pequenas hortas e linhas de água", com "vistas largas do alto dos cerros, matagais densos de estevas, azinhais e sobreirais". Já no segundo, é a Ligação 9 (15,8 km) - Da estação CP do Parchal (às portas de Portimão) até Silves; e, aqui, promete-se que "as surpresas são muitas" para amadores neste Algarve: além dos laranjais, "sapais, paisagens de vinha e o Arrozal de Nossa Senhora do Rosário" (paraíso de aves), o parque Sítio das Fontes, até à icónica cidade de Silves.

A ajudar a desbravar todo o interior algarvio, o que já está disponível é a nova aplicação móvel, lançada no início do ano. Permite seguir os "itinerários no mapa, mesmo em locais sem rede", é grátis e a app tem versões Android e iOS.

Mais um auxiliar fresquinho: a reedição do Guia da Via Algarviana e em cinco idiomas (português, inglês, francês, alemão e holandês).

Todas as informações e materiais para descarregar estão disponíveis no site oficial, além de que a Via Algarviana vai marcar presença no decano Walking Festival Ameixial, que regressa em abril ao concelho de Loulé.


por Luís J. Santos in Público | 9 de março de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,362