"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa do Cinema Italiano com Toni Servillo e Luigi Ghirri

Programação abre dia 29 em Lisboa com a exibição de Por Amor, de Emanuele Crialese, com Penélope Cruz.

"Por Amor", de Emanuele Crialese DR

Um espetáculo do ator Toni Servillo, uma exposição dedicada ao fotógrafo Luigi Gherri e cerca de 50 filmes, muitos dos quais em antestreia, são as principais propostas da Festa do Cinema Italiano, que começa no dia 29 em Lisboa.

Apresentada quarta-feira, esta 16.ª edição da festa decorrerá em Lisboa até ao dia 6 de abril, estendendo-se depois, até julho, por mais de vinte cidades. E dará a ver cerca de meia centena de filmes, entre os quais Por Amor (L'Immensità), que o realizador Emanuele Crialese apresentará em Lisboa na abertura, e que foi já descrito como "um filme sobre a chegada à maturidade, envolvente, queer e de inspiração autobiográfica, elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz".

Em Lisboa, a festa encerrará com A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza), do realizador Roberto Andò, no qual o ator Toni Servillo encarna o dramaturgo Luigi Pirandello. Actor e encenador, Servillo estará em Lisboa a 4 de abril para interpretar o espetáculo As Vozes de Dante, numa parceria da Festa do Cinema Italiano com o Teatro Maria Matos.

Na programação cinematográfica estarão ainda representados Gianfranco Rosi, com A Viagem do Papa Francisco, Mark Cousins, com o documentário Marcha sobre Roma, Isabel Achával e Chiara Bondì, com Las Leonas, e Davide Ferrario, com Umberto Eco – La Biblioteca del Mondo.

Anteriormente, tinha já sido anunciada uma retrospetiva integral do cinema de Elio Petri, com a Cinemateca Portuguesa. "Morreu jovem [com 53 anos] e com ele acabou a vaga do dito cinema 'impegnato', um cinema de forte matriz política, comprometido com a realidade social", escreve a direção da Festa do Cinema Italiano, destacando a exibição de Inquérito a Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de 1970, que venceu o Óscar para o melhor filme estrangeiro.

Na véspera da abertura da Festa do Cinema Italiano, a 28 de março, é inaugurada, no Centro Cultural de Belém, a exposição de fotografia Luigi Ghirri Obra Aberta, que reúne cerca de 80 fotografias produzidas nos últimos doze anos da carreira deste artista e fotógrafo falecido em 1992.

Outro dos eventos paralelos em destaque nesta edição é a apresentação de algumas obras da artista visual Rä di Martino, cujas instalações utilizam o filme, o vídeo e a fotografia. Considerada "uma das mais importantes artistas italianas da sua geração", Rä di Martino estará em Lisboa para acompanhar a exposição.

Este ano há cinco filmes em competição: Alla Vita, de Stéphane Freiss, Margini, de Niccolo Falsetti, Settembre, de Giulia Steigerwalt, Marcel!, de Jasmine Trinca, e La Timidezza delle Chiome, que a realizadora Valentina Bersani apresentará em Lisboa.

O júri da secção competitiva da festa, que é organizada pela Associação Il Sorpasso, conta com a realizadora Ana Rocha de Sousa, a atriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha.

Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria são algumas das localidades pelas quais irá passar a Festa do Cinema Italiano, cuja programação integral pode consultar-se no respetivo site.


Fonte: Lusa | 8 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,505