"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grupo Lionesa traz “Transformação” para a Rua do Loureiro, inaugurando programa de arte pública em parceria com a FBAUP

Depois do investimento em edifícios na histórica Rua do Loureiro, no Porto, emparedados transitoriamente por segurança sanitária e orientações municipais, o Lionesa Group começa a intervenção de requalificação do edificado da Rua do Loureiro, abrindo a rua à cidade através do movimento Arte pela Arte, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Em causa está uma iniciativa que procura devolver a identidade e sotaque a esta artéria, trazendo ao Loureiro cinco intervenções, uma vez por mês, até julho, por estudantes de Artes Plásticas.

“Transformação” é o nome da primeira intervenção artística que vai nascer, já este mês, na Rua do Loureiro, e que pretende pensar o modo como os espaços se vão alterando. Da autoria de Rafael Alves, artista recém-formado em Pintura pela instituição de ensino portuense, a obra, que vai juntar materiais recolhidos na própria rua, pintura e grafitti, representará “um diálogo com os materiais e com a sua temporalidade, onde objetos anteriormente votados à sua obsolescência são recuperados e novamente devolvidos à comunidade através da arte”.

Este movimento que pretende incentivar o uso da arte como motor de regeneração, convida todos a dar pela arte o que têm de mais único: o seu nome. A publicar uma foto do Loureiro, de outra rua esquecida, de uma qualquer fábrica abandonada ou mesmo de algo que para quem vê seja menos do que podia ser, com o hashtag #OTeuNomePelaArte e assim, aderir ao movimento.

“Quem hoje olha para este núcleo da história do Porto nem sempre percebe o imenso valor que tem. A Rua do Loureiro, situada em casco medieval é património classificado pela UNESCO e uma das mais antigas artérias da cidade, sendo hoje a rua visível mais invisível. É exatamente a este esquecimento que se pretende por fim, abrindo a rua a todos através da arte. Enquanto consolidamos e construímos o projeto de requalificação, abrimos e transformarmos o emparedamento e a rua num local de troca de ideias, culturas e memórias.” , adianta Francisca Pedro Pinto, Diretora de Marca e Desenvolvimento de Negócio no Lionesa Group.

“O projeto vai permitir um complexo pensamento sobre o papel do ensino artístico, criação artística, e cultura como agente de intervenção, possibilitando sobretudo um diálogo transdisciplinar com o território e os seus atores. Para os estudantes da FBAUP é uma oportunidade de pensar o seu papel ativo, ao mesmo tempo que se deparam com o impacto direto que esta iniciativa vai envolver: o impacto com o local físico e imaterial, com a complexidade da comunidade, com o manifesto político ou apolítico, com a visibilidade e sobretudo com a invisibilidade que sempre caracterizou a zona da Rua do Loureiro, ao longo dos séculos da sua existência”, realça Domingos Loureiro, diretor da licenciatura em Artes Plásticas e coordenador do projeto Ground LAB 2021/24.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,580