"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pedro Azevedo vence Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II

O anúncio foi feito numa cerimónia que decorreu no passado dia 3 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e que antecedeu a antestreia do espetáculo O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière.

© Filipe Ferreira

O cenógrafo e figurinista Pedro Azevedo é o vencedor da 4ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando o desenvolvimento de um percurso profissional neste setor.

Eleito por um júri composto por dezasseis profissionais representativos de diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português, Pedro Azevedo junta-se assim a Sara Barros Leitão, Mário Coelho e Cárin Geada, profissionais que venceram as anteriores edições do Prémio, entregues consecutivamente desde 2020.

Pedro Azevedo nasceu no Porto, em 1996. Em 2017, terminou a licenciatura em Teatro, na variante de Cenografia, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Desde 2016 que desenvolve projetos de cocriação com Guilherme de Sousa, com quem, em 2019, fundou a estrutura artística BLUFF. Uma parceria marcada por diversas linguagens para palco, do teatro à dança, passando ainda pela performance e pela instalação.

Enquanto cenógrafo e figurinista, trabalhou em espetáculos de teatro, dança e música, com nomes como Ana Isabel Castro, Alfredo Martins, André Braga & Cláudia Figueiredo, Bárbara Tinoco, Daniela Cruz, Roberto Olivan e Rodrigo Leão. Assinou ainda a cenografia e os figurinos do espetáculo Cadernos de., uma criação de Raquel S. que estreou no Teatro Nacional D. Maria II em novembro de 2022. O trabalho de Pedro Azevedo procura concretizar o universo visual dos espetáculos, dando uma expressão plástica muito própria a cada uma das criações, ajudando a definir uma visão artística através do pensamento sobre o espaço, da sua relação com o texto e os seus intérpretes.

“É com enorme satisfação que, pelo quarto ano consecutivo, entregamos o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II a um talento emergente no panorama teatral português. Um galardão que criámos com o Grupo Ageas Portugal e que, desde 2020, premiou já quatro jovens talentos nas áreas da criação artística, interpretação, design de luz e, agora, cenografia e figurinos. Esperamos que este Prémio possa continuar a contribuir, de forma consistente e regular, para a valorização do trabalho de jovens profissionais a nível nacional, em momentos das suas carreiras que são, muitas vezes, críticos para o seu desenvolvimento futuro. O reconhecimento do trabalho notável de jovens profissionais é uma aposta no futuro do teatro português.”, afirma Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II. “Em nome de toda a equipa do Teatro Nacional D. Maria II, parabéns Pedro Azevedo!”, acrescenta.

“O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II é uma das muitas iniciativas que o Grupo Ageas Portugal promove no âmbito cultural assumindo um compromisso muito sério com a Cultura e com tudo o que envolve o apoio a espaços culturais e a artistas nacionais. Nesta 4ª edição reafirmamos este compromisso e damos continuidade à nossa missão de promover a criação nacional e valorizar o trabalho de jovens artistas. Temos muito orgulho neste Prémio e nesta parceria, que continua alinhado com o desafio que lançámos, em 2019, ao Teatro. Este ano damos os parabéns ao artista Pedro Azevedo, com a esperança de que este Prémio seja um incentivo para a sua vida profissional e pessoal. Queremos continuar a premiar jovens talentos, dando espaço para que cresçam e contribuam para o panorama cultural português”, refere Teresa Thobe, Responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal.

O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II tem um valor pecuniário de 5.000€ e é atribuído anualmente a uma/um profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.

O júri do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2022, responsável pela escolha de Pedro Azevedo, foi constituído por Álvaro Correia, António Durães, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Isabel Zuaá, John Romão, Mário Coelho, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Pedro Mendes, Rui Horta, Rui Pina Coelho, Sara Barros Leitão e Tónan Quito.

Na avaliação das pessoas selecionadas para o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, são tidos em conta os seguintes critérios:

  • Qualidade da prestação artística no ano a que se refere o prémio.
  • Contributo da prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral.
  • Capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente.
  • Introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional. 

O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II resulta de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal e é agora atribuído pelo quarto ano consecutivo. De carácter anual, este Prémio pretende ser um incentivo ao desenvolvimento do trabalho artístico de jovens criadores, no âmbito teatral.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,513,838