"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Kim": obra-prima de Rudyard Kipling

Uma obra magistral, que reúne história e ficção, humor e poesia, Oriente e Ocidente, Kim, o derradeiro romance de Rudyard Kipling, encena uma viagem iniciática que nos introduz a um mundo fascinante, perigoso, exótico e excitante, repleto de aventuras e espionagem a que se misturam as vivências do autor.

Mais de um século depois da sua publicação, Kim é agora recuperado pela Guerra e Paz, numa tradução de João Pedro Tapada, incluída na coleção «Admirável Mundo do Romance», que estará disponível, quer na rede livreira nacional quer no site da editora, a partir do próximo dia 7 de março de 2023.

Em 1901, Rudyard Kipling, um dos mais conhecidos escritores vitorianos e o mais jovem a receber um Prémio Nobel da Literatura, apresentava ao mundo Kim, o último dos seus romances, antes de se dedicar em exclusivo à poesia e ao conto. Na obra, acompanhamos Kimball O’Hara, um jovem órfão, nascido e criado na Índia britânica, que vagueia, em mendicância, pelas ruas de Lahore.

A vida de Kim muda quando, numa das suas deambulações, conhece um velho lama tibetano que irá acolhê-lo como seu discípulo e levá-lo consigo na sua procura por um rio místico. Muito mais do que uma viagem de descoberta, essa expedição irá revelar-se uma missão secreta que prefigura o futuro de Kim. Depois de concluir os seus estudos em Lucknow, patrocinados pelo lama, Kim irá tornar-se num espião ao serviço da coroa britânica e seguir de perto as movimentações russas na antiga colónia.

Num ambiente ora sedutor ora hostil, o protagonista irá debater-se, ao longo do seu crescimento, entre os valores da contemplação e de uma vida de ação que incontestavelmente o atrai, encerrando em si mesmo o contraste das culturas oriental e ocidental. No entanto, e segundo atesta Rachel Redford, do jornal britânico The Observer, «o verdadeiro protagonista desta aventura mágica é a índia em toda a sua vida fulgurante, mistério e beleza, realçada por uma narrativa cativante». Marca de Rudyard Kipling, que segundo Salman Rushdie «compreendeu a Índia como nenhum outro escritor ocidental». Para a revista literária norte-americana The Atlantic, esta é mesmo a melhor obra de Kipling, não sendo «facilmente comparável com a obra de qualquer outro homem; pois é da sua própria espécie e de um novo tipo de romance, mostrando a magnífica versatilidade do autor».

Admirável Mundo do Romance
Kim
Rudyard Kipling
Ficção / Romance
288 páginas · 15x23 · 18 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,270