"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Galerias do concelho de Loulé integram rede portuguesa de arte contemporânea

A Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, e a Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, fazem parte dos primeiros equipamentos/espaços culturais do país que integram a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, de acordo com a lista divulgada pela Direção-Geral das Artes.

Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo Galeria de Arte da Praça do Mar

Esta rede constitui uma plataforma de referência na dinamização e valorização da arte contemporânea portuguesa que visa reunir o universo de diferentes tipologias de entidades de arte contemporânea, dispersas territorialmente, com atividade predominante nas áreas das artes visuais e cruzamento disciplinar, mapeando e estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas.

É constituída por 58 entidades que dinamizam 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, localizadas em 36 concelhos. No Algarve, além destas duas galerias do concelho de Loulé, apenas o LAC – Laboratório de Actividades Criativas, sedeado no concelho de Lagos, integra esta rede.

As mais-valias de pertencer a esta plataforma assentam na valorização e ampliação do acesso e da divulgação da arte contemporânea produzida em Portugal, promovendo o trabalho em rede e as boas práticas. Pretende-se que esta seja um contributo para aumentar as práticas de descentralização, estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas visuais. Por outro lado, possibilitará o acesso por parte das instituições a financiamento para levar a cabo as atividades programadas.

Esta é uma iniciativa concertada com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o incentivo à transição digital e capacitação tecnológica das redes culturais.

As Galerias de Arte Municipais do Concelho de Loulé são espaços dedicados às artes visuais, que visam estimular e apoiar a criação contemporânea e promover a mediação e formação de públicos. Loulé tem, desde há anos, uma programação artística regular de qualidade de arte contemporânea local, nacional e internacional, e proporciona oportunidades de trabalho e diálogo, entre o tecido artístico e a comunidade.

Tanto em Loulé como em Quarteira, as galerias apostam no apoio à criação artística através de encomendas, de coproduções/parcerias/apoios a associações e coletivos de artistas, artistas individuais e instituições públicas e privadas que desenvolvam atividade nesta área. O Município organiza regularmente atividades de serviço educativo/mediação nas exposições que são expostas nas galerias de arte.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,736,873