"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Uma Semana ID na Rota Vicentina para "pensar, visitar e celebrar o Sudoeste"

Caminhadas, limpezas, passeios, artesãos e produtores e muito mais, incluindo a abertura do Forte do Pessegueiro: uma semana dedicada à identidade alentejana e vicentina, de 26 de março a 1 de abril.

Foto de Pedro Cunha Foto de Pedro Cunha Foto de Pedro Cunha Foto de Pedro Cunha Foto de Pedro Cunha

À terceira edição, a Semana ID da Rota Vicentina continua inabalável nos seus princípios: é uma montra do "melhor" do turismo nas áreas em foco do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Uma programação delineada para mostrar as distintas realidades da região, por onde a rota abrange atualmente mais de 750 km de percursos pedestres e 1000 km cicláveis.

“Pensar, visitar e celebrar o Sudoeste” é o lema das propostas de 26 de março a 1 de abril, que procuram abranger pontos de todo o território da rota. Bons exemplos: "caminhadas de interpretação da paisagem e de conservação, meditativas ou desenhadas; ações de limpeza de praias; passeios de barco no rio Mira ou em Lagos; observação de aves e passeios de bicicleta em vários pontos da região", "visitas guiadas para conhecer produtores locais e artesãos", mostras gastronómicas, propostas para os mais pequenos, encontros com "catalisadores comunitários" e cooperativas, concertos, exposições e exibição de documentários, adianta a Associação Rota Vicentina (ARV).

Um dos grandes destaques do programa é a abertura ao público do Forte do Pessegueiro, "exclusivamente durante a Semana ID", particularmente célebre por todo o país graças ao clássico moderno cantado por Rui Veloso, a canção Porto Covo que tem o seu epicentro na ilha do Pessegueiro - é frente a esta, e junto à praia, que se localiza o monumento construído no século XVII.

O primeiro passo é dado a 26 de março, "simbolicamente", refere-se, no quilómetro zero da rota, em Santiago do Cacém. Com a mesma simbologia, termina, no dia 1 de abril, por entre os trilhos repletos dos desafios contemporâneos que enfrenta o interior do Alentejo (e de todo o país) - será em Sabóia, no interior sul do concelho de Odemira, e a dançar ao ritmo da tradição (mote: "E vá Balho").

A Semana ID (Identidade) irá ainda prestar homenagem a Liberdade Sobral, escultora e ceramista da região, além de integrar, a 31 de março, um seminário que abordará o turismo como "um barómetro de sustentabilidade em territórios rurais". “Temos de olhar para os territórios rurais como uma solução de futuro”, já defendia a presidente da associação Marta Cabral em entrevista à Fugas, no ano passado.

Sublinhe-se que a semana "não é um festival", precisa agora Marta Cabral, a presidente da ARV. A Semana ID "não tem cabeças-de-cartaz, não transforma esta região em nada que ela não seja todo o ano", diz, rematando: "Apenas desafiamos quem conhecemos a preparar o melhor que o Sudoeste tem para oferecer, no que ao turismo diz respeito".

Sendo um evento em redor do turismo sustentável, a rota destaca ainda que muitos alojamentos e parceiros têm propostas específicas para este não-festival que celebra tanto o Sudoeste como a chegada da Primavera.

A programação completa está disponível no site, recentemente renovado, da Rota Vicentina.


por Luís J. Santos in Público | 14 de fevereiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,737,037