Notícias
Documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te", de Mariana Arroja, novamente destacado em Festival Internacional
Videoclip que faz parte do documentário, selecionado para o Short Film Festival, em Cannes.
Como parte dos trabalhos de candidatura da Calçada Portuguesa a Património imaterial da humanidade da Unesco, Mariana Arroja idealizou e produziu o documentário “A Calçada Portuguesa Conhece-te”, do qual faz parte o videoclipe “Pedras da Calçada”. Com a realização de André Badalo, está desde o final do ano passado a rodar no circuito de festivais internacionais. O Filme venceu o prémio Bronze Award para melhor documentário no Festival Independent Shorts Awards em Los Angeles e o videoclipe, protagonizado pelo popular actor Rui Santos, é agora nomeado em Cannes.
Surgido em 2022 como suporte e inspiração a um novo tema da cantora ("Pedras da Calçada"), o assunto da "Calçada Portuguesa" levou Mariana até Fanhões, considerada a capital portuguesa dos calceteiros. No seu trajeto, Mariana conheceu pessoas como o Sr. José Fernando Cardoso, mestre calceteiro há mais de cinquenta anos. Ali percebeu que embora a Calçada Portuguesa seja Património Cultural Imaterial no nosso país, poucos restam que queiram levar avante esta arte centenária. Uma história que ela precisava não só de cantar, mas de contar.
O videoclipe e documentário servem assim de ante-visão do tema "Pedras da Calçada" com lançamento previsto para Maio, em parceria com a "Associação Calçada Portuguesa", como parte do trabalho para a candidatura da calçada a património mundial da UNESCO.
"The Portuguese Calçada knows you", como é conhecido internacionalmente, é um projecto que vem continuando a dar o que falar de Portugal ao mundo, e especialmente com um tópico tão nosso e a necessitar de atenção urgente.
O Cannes Short Film Festival tem uma edição online que vai decorrer de 20 a 25 de fevereiro e os bilhetes estão disponíveis para quem quiser assistir e apoiar os vários registos a concurso. Bilheteira online
Sobre Mariana Arroja
Cientista, cantora, compositora, produtora e roteirista - Mariana Arroja é uma das artistas mais versáteis no panorama nacional atual. Apaixonada pela cultura portuguesa, Mariana começou a cantar Fado no Reino Unido onde viveu e estudou. Colaborou com músicos Jazz de renome como Mário Caribé e Kevin MacKenzie, professores no Royal Conservatoire of Scotland. Em 2020, devido à pandemia, regressou a Portugal onde continuou os seus projectos musicais e audiovisuais.