"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CNC integra grupo de parceiros do projeto-piloto Hub Europeu do Património liderado pela Europa Nostra

A Europa Nostra e um grupo de parceiros onde se inclui o Centro Nacional de Cultura foram selecionados para financiamento europeu para a implementação de um projeto-piloto que estabelece um Hub Europeu do Património.

© Europa Nostra

Este ambicioso projeto reunirá diversas especialidades e recursos com o objetivo de impulsionar todo o movimento ligado ao património cultural na Europa. O projeto-piloto, financiado pela União Europeia, terá a duração de dois anos (Primavera de 2023 – Primavera de 2025).

O projeto-piloto Hub Europeu do Património estabelecerá e desenvolverá uma plataforma autónoma de defesa e conhecimento, reunindo uma grande variedade de partes interessadas no sector, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, inovador e inclusivo no campo mais amplo do património cultural. Promoverá sinergias e a cooperação entre iniciativas e atores patrimoniais existentes e criará novas quando for relevante. O Hub estará na vanguarda da defesa de políticas holísticas e integradas em todos os níveis de governação. Apoiará os profissionais e voluntários do património na partilha e aquisição das competências necessárias para construir a sua resiliência e na adaptação à tripla transformação da nossa sociedade – digital, ambiental e social.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse: “O património não é apenas um tesouro comum que deve ser protegido, mas também um trunfo para a transição ecológica das nossas sociedades. A Europa Nostra desenvolveu ao longo das últimas décadas uma experiência única que permite proteger o património e fazer com que ele desempenhe um papel fulcral para tornar os territórios mais ecológicos. O projeto-piloto que estabelece um European Heritage Hub trará meios concretos ao consórcio para gerar um impacto positivo a nível local. Gostaria de dar os parabéns a todos os membros do consórcio pelo empenho em mais esta empreitada!”

Estamos muito satisfeitos por embarcar nesta nova aventura europeia em 2023, ano que marca o 60º aniversário da nossa organização. A Europa Nostra orgulha-se de atuar como coordenadora da criação de um futuro Hub Europeu do Património que elevará a nossa parceria de longa data com a União Europeia para o próximo nível. Esta é uma tarefa extremamente desafiadora que temos o prazer de assumir em conjunto com um fantástico grupo de parceiros europeus e regionais. Procuraremos envolver o maior número possível de partes interessadas no património, incluindo membros da Aliança Europeia do Património e da Climate Heritage Network e a geração jovem de profissionais do património. O Hub Europeu do Património deve ser benéfico para todos! Ajudará a demonstrar a  crescente relevância do património cultural como um recurso estratégico para o futuro da Europa e como vetor para alcançar muitos dos objetivos prioritários da União Europeia e dos seus principais parceiros na Europa e para além dela,” testemunhou Sneška Quaedvlieg-Mihailovic, Secretária-Geral da Europa Nostra.

O projeto ligará as redes de todos os parceiros através de ferramentas inovadoras e de campanhas criativas de defesa e de divulgação. Em última análise, irá atingir os cidadãos em geral, com especial ênfase na capacitação e no envolvimento da geração mais jovem de estudantes e profissionais do património, para dar continuidade aos legados de ambos. Basear-se-á nos legados do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e do do Ano Europeu da Juventude 2022 e contribuirá para o Ano Europeu das Competências em 2023.

Hub Europeu do Património: Líder do projeto e parceiros

Com base na sua vasta experiência de coordenação de uma ampla rede de profissionais e voluntários do património que cobre toda a Europa, a Europa Nostra assumirá o papel de líder do projeto. O projeto reunirá parceiros relevantes que refletem ao mesmo tempo todos os níveis de governação (europeu, nacional, regional e/ou local) e as prioridades do projeto (capacitação, pesquisa, comunicação, etc.). A Europa Nostra conduzirá e coordenará todas as atividades com o inestimável contributo e cooperação dos parceiros.

Os principais parceiros europeus (co-beneficiários) do projeto são:

  1. Europeana Foundation
  2. Eurocities
  3. KU Leuven (via HERKUL – KU Leuven Institute for Cultural Heritage)
  4. ICLEI – Local Governments for Sustainability

Estes quatro parceiros têm competência e experiência a nível europeu nos tópicos do projeto-piloto – em particular na ação climática, inclusão social e transformação digital. Já colaboraram com a Europa Nostra, quer na qualidade de membros da Aliança Europeia do Património, quer no âmbito de outros projetos financiados pela UE.

Outros parceiros estratégicos do projeto incluem:

  • Centro Nacional de Cultura (enquanto representação nacional da Europa Nostra em Portugal), que se prepara para coordenar um futuro Hub Europeu do Património em Lisboa;
  • ASBL Horizon 50-200 (recém-criada organização que contribuirá para a operacionalização do Hub Europeu do Património em Bruxelas, no centro da tomada de decisões da UE);
  • Hispania Nostra (como representação nacional da Europa Nostra em Espanha), que coordenará as atividades relacionadas com a juventude do Hub Europeu do Património; e
  • European Music Centre (na qualidade de coordenador da Rede Europeia de Museus e Casas de Músicos), que coordenará as atividades relacionadas com a música do Hub Europeu do Património.

Estes parceiros terão a responsabilidade de coordenar as atividades dos postos regionais do Hub Europeu do Património ou as atividades com dimensão horizontal, como as relacionadas com a juventude e as relacionadas com a música.

Vários parceiros associados irão apoiar o reforço ou a criação de novos Hubs do património regionais, nomeadamente, em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Direção-Geral do Património Cultural. Serão também parceiros associados a Organização das Cidades Património Mundial (sediada no Canadá), a Cidade de Cracóvia (Polónia), e a Cidade de Atenas (Grécia). 

European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e a European Union Youth Orchestra (EUYO) são também parceiros que apoiam o projeto.

Europa Nostra
Europa Nostra é a voz europeia da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural. É uma federação pan-europeia de ONGs de património, apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos, abrangendo mais de 40 países. Fundada em 1963, é hoje reconhecida como a maior e mais representativa rede patrimonial da Europa.

A Europa Nostra faz campanhas para salvar os monumentos, sítios e paisagens ameaçados da Europa, em particular através do Programa  Os 7 mais ameaçados. Celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra. A Europa Nostra contribui ativamente para a definição e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através de um diálogo participativo com as Instituições Europeias e da coordenação da Aliança Europeia do Património. A Europa Nostra está entre os parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus Europeia desenvolvida pela Comissão Europeia, e co-preside o Climate Heritage Network para a Europa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,737,053