Notícias
Lula da Silva irá entregar Prémio Camões a Chico Buarque
Anunciado em 2019, o prémio apenas será entregue este ano, uma vez que o ato foi vetado por Bolsonaro.
O prémio tinha sido concedido ao autor em 2019, mas Bolsonaro recusou-se a assinar o documento que atribuía a premiação pelo governo brasileiro.
O anúncio foi feito no dia 21 de maio na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela então presidente da instituição, Helena Severo. Bolsonaro ironizou a escolha do júri e não concedeu o prémio ao escritor, gerando uma polémica à qual Chico Buarque respondeu: "A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prémio Camões".
Agora, Lula terá uma viagem oficial para Lisboa a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da comemoração do 25 de abril, onde aproveitará para encerrar a polémica criada em torno do Prémio Camões.
Criado em 1988, o Prémio Camões de Literatura homenageia o autor ou a autora de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural" do idioma.
O reconhecimento é uma iniciativa tradicional dos governo do Brasil e de Portugal, sendo o prémio de 100 mil euros dividido entre os dois países.
in Diário de Notícias | 13 de fevereiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias