"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Associação Música Portuguesa a Gostar Dela Própria inaugura espaço físico em março

CURA é o nome dado ao espaço físico que a Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela própria vai inaugurar em março, no concelho da Lousã, e que serve para celebrar 100 anos de tradição oral portuguesa.

“CURA é o nome que vamos dar ao espaço físico da Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, resultante de uma candidatura à Operação Renovação de Aldeias. CURA significa a ação do tempo e celebra todo o nosso trabalho de registo audiovisual da memória coletiva portuguesa, dos últimos 100 anos”, explicou Tiago Pereira, fundador da associação.

Com sede em Serpins, no concelho da Lousã (distrito de Coimbra), o espaço físico d´A Música Portuguesa a Gostar Dela própria - que vem gravando, desde 2011, canções, músicas, práticas religiosas, artesãos, histórias de vida, sempre na primeira pessoa a cidadãos que nasceram entre 1920 a 1990 -, será inaugurado em 25 de março.

“Com mais de 7.000 vídeos que podem ser agora vistos e ouvidos no mesmo espaço, em Serpins, colocamos todo o mapa de Portugal nesta pequena vila do concelho da Lousã. Onde estamos à mesma distância do Algarve e de Trás-os-Montes”, indicou, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Aqui nascerá uma “Tasca Digital”, um espaço com chão de azulejo, um balcão, mesas de taberna e uma mesa digital interativa, onde se pode assistir aos vídeos do espólio da associação, enquanto se provam vinhos e queijos de várias regiões, “permitindo uma fruição e um conhecimento interativo do país”.

Já o espaço multifunções será equipado com sistema de som e projetor de vídeo, onde se poderão assistir a filmes, debates, espetáculos de música ou de dança, bem como participar em oficinas.

De acordo com A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, este espaço físico vai permitir “o contacto com o outro lado menos visível da associação, as suas edições, uma revista semestral, Serpins Magazine, que pode ser lida e adquirida, tal como os mapas ilustrados por diversos ilustradores”.

Vai possibilitar também o contacto com “os discos editados e produzidos por Tiago Pereira, "TOMO 1" de Sílvio Rosado e em breve "O Bombo" do percussionista Tiago Sami Pereira, ou ainda os documentários realizados e produzidos, As memórias da Mina da Panasqueira ou as Polifonias de Arouca, a Música Invisível sobre a música cigana em Portugal e muitos mais”.

CURA tem o apoio da Fundação Inatel, da Junta de Freguesia de Serpins e da Câmara Municipal da Lousã.

 Para a sua inauguração, foi agendado um programa de três dias, de 24 a 26 de março, onde se destaca uma Parada Musical, com mais de 300 músicos de todo o país (dia 25 de março).


Fonte: Lusa | 7 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,737,176