"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Paisagens poéticas para além da consciência

Oníricas assinala o regresso de Ana Marques Gastão ao catálogo da Assírio & Alvim, no ano em que a poeta comemora 40 anos de vida literária.

Partindo da transcrição de sonhos ao longo de várias décadas, Oníricas cruza a rememoração dessas paisagens além-consciência, transfiguradas pela palavra poética, com o ímpeto de captar os seus matizes e vibrações através de uma série de desenhos digitais que acompanham estas composições. O real confunde-se com o onírico numa corrente de matéria apenas traduzível pela palavra, ou, para descrevê-lo como Ana Marques Gastão: «Foi como se eu me sentasse no chão e o riscasse, a giz, ao som da música do desconhecido.». 

O livro já se encontra em pré-venda

HALO

Poderia dizer-te de novo: vem,
mas como narrar essa vinda
se não há verbo que se ajuste
ao teu nome impronunciável.

Debruço-me na memória do
sonho, do sono redondo, e é
a sombra que vejo, a cruz ou
o seu contorno, as pálpebras
das aves, as rosas-de-toucar.

Só à força de não ver mais
vemos, crianças sedentas do
impossível de onde o mar
se levanta na luz de um halo. 

SOBRE O LIVRO

Título: Oníricas
Autora: Ana Marques Gastão
N.º de Páginas:  72
PVP: 12,20€
Coleção: Poesia Inédita

Ver primeiras páginas  

SOBRE A AUTORA

Ana Marques Gastão
É poeta, ficcionista, ensaísta, investigadora e coordena a revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Escreveu Tempo de Morrer, Tempo para Viver (1998), Terra sem Mãe (2000), Três Vezes Deus, em coautoria com António Rego Chaves e Armando Silva Carvalho (2001), Nocturnos (2002), Nós/Nudos – 25 poemas sobre imagens de Paula Rego (Prémio Pen Clube, Lisboa, 2004; Noeuds é o título da edição francesa, 2007), Lápis Mínimo (2008), Adornos (2011), L de Lisboa (2015), O Olho e a Mão, com Sérgio Nazar David (Rio de Janeiro, 2018), e Oníricas (2023). A Mulher sem Pálpebras (ficção) foi publicado em 2021. É autora da antologia pessoal A Definição da Noite (São Paulo, 2003) e de As Palavras Fracturadas (ensaios, 2013). Organizou o livro de entrevistas O Falar dos Poetas (2011) e editou o volume de ensaios de Ana Hatherly, Esperança e Desejo – Aspectos do Pensamento Utópico Barroco (2016). Advogada, foi jornalista cultural durante mais de 20 anos. É membro do CLEPUL da Universidade de Lisboa e consultora/assessora da cátedra Ana Hatherly da Universidade da Califórnia, Berkeley. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,111