"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Artista Paulo Brighenti vai apresentar projeto na feira ARCOmadrid a convite da CML

O artista plástico português Paulo Brighenti vai apresentar um projeto na feira internacional de arte contemporânea ARCOmadrid, entre 22 e 26 de fevereiro, a convite da Câmara Municipal de Lisboa (CML), anunciou hoje a autarquia.

O artista, cuja obra está representada em várias coleções institucionais, irá apresentar uma pintura de grande formato, segundo um comunicado divulgado pelas Galerias Municipais/Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que desde o início do ano é dirigida por Sara Matos e Pedro Faro.

Desde 2018 que a CML convida artistas a criarem projetos para apresentar na maior feira de arte contemporânea da Península Ibérica: em 2018, foi Ana Manso e Pedro Henriques (curadoria Margarida Mendes); em 2019, Isabel Carvalho e Ramiro Guerreiro (curadoria Antonia Gaeta); em 2020, Marc Blondeau (organização de Ricardo Valentim); e, em 2021, Sofia Montanha, Henrique Loja, James Bantone, Sara Graça e weecolors (curadoria de Supermala), enquanto em 2022, foram feitos lançamentos de edições das Galerias Municipais de Lisboa.

O trabalho de Paulo Brighenti “tem repensado e experimentado os diferentes domínios de operatividade da pintura, encontrando-se neste momento numa consistente e desafiante fase de produção”, sublinha o comunicado das Galerias Municipais sobre a escolha.

Para este 'project room' das Galerias Municipais/EGEAC – CML, Paulo Brighenti apresenta uma pintura de grande formato “que procura testar outros procedimentos e tempos de ação, através de gestos amplos e livres, manipulando outro tipo de instrumentos - as suas mãos e o seu próprio corpo -, inscrevendo na tela diversas temperaturas, imprevisibilidades e inquietações, convocando tradições pictóricas variadas que valorizam a importância da vida e da pintura na contemporaneidade”.

Este projeto conta, ainda, com um ensaio em folha de sala da investigadora e curadora Ana Anacleto.

Paulo Brighenti nasceu em Lisboa, em 1968, vive e trabalha entre a capital e Torres Vedras, concelho onde fundou e coordena a RAMA – Art Residency, em Maceira.

Estudou Artes Plásticas na Ar.Co., em Lisboa, expõe de forma individual e coletiva desde a década de 1990, e em 2002 foi distinguido com o Prémio de Desenho Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

O seu trabalho está representado, entre outras, nas coleções do Museu de Serralves e Fundação Ilídio Pinho (Porto) Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia e Centro de Aerte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, (Lisboa), Coleção António Cachola (Elvas), Coleção Norlinda e José Lima (São João da Madeira) e Sovereign Art Foundation (Londres).

A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, em Espanha, vai realizar a 42.ª edição com a participação de 214 galerias, 16 delas portuguesas, sob o tema "O Mediterrâneo: Um Mar Redondo", segundo a organização.   

Globalmente, estarão representados 37 países, com 171 galerias no programa geral, somando-se a estas as que entram nas secções “Mediterrâneo: Um mar redondo”, com 20 galerias, “Opening", com 17 galerias, e “Nunca o mesmo. Arte latino-americana”, com 11 galerias.   

As Galerias Municipais/EGEAC são constituídas por cinco espaços de exposições de arte contemporânea em Lisboa: Galeria Quadrum, Pavilhão Branco, Galeria da Boavista, Galeria Av. da India e Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. 


Fonte: Lusa | 2 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,737,085