"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Romance de Paulo Nogueira que celebra a literatura através do próprio sortilégio literário

Um romance sobre o exercício da escrita, repleto de todas as coisas da vida: amor, amargura, satisfação, divertimento, dor, paixão, prazer, morte, luto e, quiçá, renascimento.

É esta a proposta de Paulo Nogueira, o mais português dos escritores brasileiros, em Era Uma Vez Tudo. Aqui, celebra-se a literatura, pela pena de dez aspirantes a romancistas, cujas vidas trágicas e cómicas são desenhadas com linhas densas, divertidas, apaixonadas e apaixonantes. Era Uma Vez Tudo chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz, incluída na coleção «Arquipélago», dedicada ao melhor da ficção contemporânea em língua portuguesa. 

Era Uma Vez Tudo, o 12.º romance de Paulo Nogueira, autor bestseller paulista que dedicou 25 dos seus anos a Portugal e – alguns dos quais – ao semanário O Independente, é mais do que um romance, na verdade, são dez. Dez romances das dez personagens que Paulo juntou num curso de Escrita Criativa. E são tão diferentes – a começar por um intersexo ucraniano, que anseia emular Clarice Lispector –, que somente o amor pela escrita poderia juntar no mesmo espaço. 

Mas quem se junta a Pavel Dembrivska nas aulas do «Guru Verbal»? Comecemos por uma octogenária cuja família construiu o prédio mais icónico da cidade, consumido num incêndio homicida. A ela, junta-se um projetista de planetários, de luto pela mulher morta em circunstâncias suspeitas, e um fotógrafo ameaçado pela cegueira, que corre contra o tempo para revolucionar a ficção. 

Mas há mais. Há uma oriental, que vai combinar manga com Murasaki Shikibu, depois de resolver o conflito com o pai e o Japão. Há uma enfermeira rumo a Marte, para escrever um Génesis de ficção-científica, e um ilusionista que pretende renovar o realismo mágico. Há uma astróloga que quer urdir um oráculo literário e, ainda, um geólogo judeu que, para descobrir o segredo da família e concluir o seu livro, terá de ir a Auschwitz. 

São duas partes, com dez capítulos cada, divididos por dez personagens, cada uma delas a querer ser mais romancista do que as outras. São dez vidas tão funestas quanto caricatas. Tudo isto num romance desenhado com um humor sublime. Era Uma Vez Tudo chega à rede livreira nacional no próximo dia 7 de fevereiro de 2023, mas poderá ser, desde já, adquirido através da pré-venda que decorre no site da editora. 

Este é o terceiro romance da coleção «Arquipélago» da Guerra e Paz Editores, que foi inaugurada, no último mês de junho, pelo eletrizante O Longo Braço do Passado, de Rui de Azevedo Teixeira, e reforçada em outubro pela subtileza e musicalidade de Rita Cruz, em A Menina Invisível.

Arquipélago 
Era Uma Vez Tudo
Paulo Nogueira
Ficção / Romance
376 páginas · 15x23 · 19,00 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,354