Publicações
Da natureza frágil e fragmentada do ser
Coleção Dois Mundos da Livros do Brasil expande-se com a edição de Morte a Crédito, o segundo romance de Louis-Ferdinand Céline. Há mais de 30 anos indisponível no mercado nacional, a obra conta com tradução de Luiza Neto Jorge.
O livro já se encontra em pré-venda.
Narrando a vida do doutor Ferdinand, nesta obra, violência e erotismo, desespero e comédia, repugnância e poesia entrelaçam-se para pintar o cenário dos bairros pobres de Paris das primeiras décadas do século xx. Este romance tem uma estreita relação com Guerra – o primeiro dos há muito desaparecidos inéditos do autor, finalmente publicados, e que a Livros do Brasil revelará em maio –, peça literária que evoca um período distinto do duro percurso daquela personagem, num impressionante trabalho de imaginação de Céline, com laivos de História e autobiografia.
SOBRE O LIVRO
Morte a Crédito
Paris, anos trinta. Ferdinand trabalha como médico num bairro pobre e, assistindo diariamente à miséria humana, deixa-se deambular pelas memórias da sua infância. Criado numa escura passagem da capital francesa, aprendeu a sobreviver entre a pobreza, a fantasia e os negócios duvidosos. Das revoltas de criança às exigências dos primeiros empregos, de uma educação em Inglaterra à amizade com um inventor excêntrico, a sua história é narrada num estilo frenético e delirante, misto de drama real e devaneio juvenil. O resultado é um texto de grande crueza, simultaneamente apaixonante e comovente pela poesia da sua escrita.
Título: Morte a Crédito
Autor: Louis-Ferdinand Céline
Tradução: Luiza Neto Jorge
N.º de Páginas: 608
PVP: 24,40€
Coleção: Dois Mundos
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR
Louis-Ferdinand Céline
Nasceu em Courbevoie, na periferia de Paris, em 1894. Entrou para o exército francês em 1912 e combateu na Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido com gravidade. Formado em Medicina, viajou em serviço por vários países, até se fixar como médico em Paris, em 1928, data em que iniciou igualmente a sua produção literária. O seu romance de estreia, Viagem ao Fim da Noite, publicado em 1932, foi um êxito imediato e mereceu a distinção do Prémio Renaudot. Seguiu-se Morte a Crédito, em 1936, cimentando em absoluto o seu lugar de destaque nas Letras francesas. Autor ainda hoje polémico pelas suas opiniões controversas e estilo irreverente, Céline é aclamado como um dos nomes maiores da literatura mundial do século xx, tendo influenciado, entre outros, Henry Miller, Charles Bukowski ou Patrick Modiano. Morreu, vítima de aneurisma, em 1961.