"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Antologia reúne poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, escritos por autores portugueses clássicos

Depois de nos ter levado a celebrar, sem preconceitos, o corpo, o erotismo e a sexualidade nas antologias Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses e Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica, o professor e investigador Victor Correia, faz-nos agora um novo convite...

Testemunhar a pulsão freirática dos nossos antepassados, no livro Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa. Uma preciosidade para a história do erotismo em Portugal, a obra apresenta-nos poemas eróticos clericais, escritos por mais de 50 autores clássicos portugueses, do inevitável Bocage até António Nobre. Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa chega à rede livreira nacional no próximo dia 7 de fevereiro de 2023, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Em Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres, nos Clássicos da Literatura Portuguesa, o professor e investigador Victor Correia, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade de Sorbonne, em Paris, oferece aos leitores uma faceta pouco conhecida – e na maior parte dos casos disfarçada – da nossa literatura: poemas de amor e de explícito desejo sexual entre clérigos, escritos por mais de 50 grandes autores da literatura portuguesa, de Bocage a António Nobre, de Gil Vicente a D. Francisco Manuel de Melo. Uns são narrados na primeira pessoa, por protagonistas reais ou imaginários; outros na terceira pessoa, evocando amores e desejos alheios.

Única, a obra dá-nos a conhecer o desejo sexual de frades e padres pelas freiras, e delas por eles, mas também a pulsão sexual que homens leigos tinham pelas religiosas. Alguns poetas apoiam os que se envolvem ou desejam a sexualidade freirática, outros fazem dessa sexualidade uma fantasia literária, e outros, ainda, convertem-na em sátira. Dá-nos ainda a conhecer um conjunto de poemas inéditos do século xviii, cujos manuscritos estão no arquivo nacional da Torre do Tombo: são da autoria de um frade, Frei João de Deus, e foram endereçados a diversas freiras.

Além da seleção criteriosa de textos, Victor Correia dá-nos um enquadramento histórico da sexualidade no seio da igreja católica. Diz o organizador, que embora tenha havido na literatura portuguesa, tanto na Idade Média quanto nos séculos XV e XVI, alguns poetas que cantaram a sexualidade de celibatários, é sobretudo nos séculos XVII e XVIII que encontramos a maioria dos poemas sobre o tema, em consequência do contexto sociocultural da época, fortemente influenciado pelo Iluminismo e pelos movimentos libertinos europeus que rapidamente ecoaram nos conventos portugueses.

Um livro indispensável para a história do erotismo em Portugal, Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa chega à rede livreira nacional no próximo dia 7 de fevereiro, numa edição com a chancela da Guerra e Paz Editores que inclui notas biográficas de cada um dos autores selecionados pelo organizador. 

Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa
Organização, extratextos e decifração: Victor Correia
Ficção / Poesia
280 páginas . 15x23 .18 €
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,714,967