"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Igreja do Espírito Santo em Évora reabre após requalificação de 2,5ME

A Igreja do Espírito Santo, em Évora, construída pelos jesuítas no século XVI, reabre ao público na quinta-feira, após obras de requalificação urgentes em que foram investidos quase 2,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Seminário Maior de Évora, proprietário da igreja e promotor da empreitada, indicou que o objetivo foi “dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade”.

A partir de quinta-feira, segundo o Seminário Maior, a igreja vai ter “abertura regular ao público e acesso a espaços antes reservados, como à sacristia e ao extraordinário conjunto de pinturas murais do teto, articulando composições de grotescos com o ciclo de pinturas sobre a vida de Santo Inácio de Loyola”.

Contactada hoje pela agência Lusa, fonte ligada ao projeto de intervenção nesta igreja lembrou que as obras “iniciaram-se no verão de 2020”, tendo ficado concluídas “na semana passada”.

No âmbito da requalificação, foram executadas obras de restauro, de estruturas e consolidações, de infraestruturas elétricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e de acessibilidades exteriores.

O lançamento do concurso público para o projeto, que visou a salvaguarda e valorização desta igreja, considerada testemunho essencial da arquitetura, arte e missão da Companhia de Jesus, foi publicado em Diário da República em 28 de outubro de 2019.

O projeto de requalificação do imóvel foi candidatado e aprovado pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, que lhe destinou um financiamento de 75% do investimento, sendo os outros 25% suportados pelo Seminário Maior.

Construída pelos Jesuítas entre 1566 e 1572, a Igreja do Espírito Santo situa-se no centro histórico da cidade alentejana, no Largo dos Colegiais, ‘paredes meias’ com o Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da Universidade de Évora (UÉ).

Em 07 de maio de 2020, quando a empreitada foi adjudicada, o vice-reitor do Seminário Maior de Évora, o padre Manuel Ferreira, explicou à Lusa que “a igreja pertence a este vasto conjunto arquitetónico da UÉ e era a única parte deste património, que inclui também o seminário, que há muitos anos não sofria nenhum tipo de intervenção”.

O imóvel não tinha sofrido obras “desde os anos 50 do século passado”, assinalou então o cónego, destacando a importância da intervenção: “Não só vamos estancar todos os problemas que a igreja tem a nível estrutural, a nível de infiltrações de água e de degradação da talha, como todo o espaço vai ficar requalificado e aberto ao público”.

“E, dada a sua riqueza e proximidade da universidade, vai ser um motivo de grande interesse turístico”, sublinhou.

A “urgente intervenção” efetuada nesta igreja contou com a parceria da Direção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório HERCULES da UÉ.

Durante as obras foram descobertos fragmentos de seis pinturas murais, que estavam ocultos e foram colocados a descoberto pelos trabalhos de restauro. Foram estudados pela UÉ e ficam agora visíveis ao público.

O programa de reabertura, na quinta-feira, inclui uma eucaristia, às 11:30, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, e um concerto de órgão e canto, às 18:00.


Fonte: Lusa | 31 de janeiro de 2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,736,667