"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Batalha programa André Gil Mata, Van Peebles e um projeto social com residentes

Uma retrospetiva dedicada a André Gil Mata, um cineconcerto com uma "raridade do cinema mudo português" e a estreia de um projeto social envolvendo residentes com raízes no Bangladesh são alguns dos destaques de fevereiro e março do cinema Batalha.

Foto © Lusa / José Coelho

De acordo com a programação do Batalha - Centro de Cinema, no Porto, hoje anunciada, a 09 de fevereiro começa um ciclo dedicado ao realizador André Gil Mata, desvendando um percurso que "aborda questões de uma escala existencial e reflexiva universal, em que o cinema é encarado como ato redentor e forma de preservar a esperança".

A retrospetiva contará com três longas-metragens e cinco curtas, incluindo, em estreia nacional, "O pátio do carrasco", inspirado na obra "Um Fratricídio", de Franz Kafka, e que remete ainda para o pátio onde terá vivido Luís Alves, considerado o último carrasco, antes da abolição da pena de morte em Portugal.

Este filme está na programação do Festival de Cinema de Roterdão, que decorre nos Países Baixos.

O renovado cinema Batalha vai ainda ter uma retrospetiva da obra do realizador e argumentista norte-americano Melvin van Peebles, que "dedicou a vida a provar que é possível produzir filmes feitos por e para a comunidade afro-americana".

Melvin van Peebles, que morreu em 2021 aos 89 anos, começou a fazer curtas-metragens ainda nos anos de 1960 nos Estados Unidos, mas foi em Paris que conseguiu financiamento para a sua primeira longa-metragem, "La permission" (1968), inspirada pela 'Nouvelle Vague' francesa.

O filme "La permission", que será exibido no Porto, "seria o início de um cinema em que a comunidade negra reclamava o poder de se representar, olhando-se na profundidade do espelho com as suas dúvidas e anseios", lê-se na página oficial do Batalha.

Nesta primeira retrospetiva do cinema de Van Peebles em Portugal estão ainda incluídos, entre outros, os filmes "Watermelon Man" (1970) e "Sweet Sweetback’s Baadasssss Song" (1971).

"Com um estilo vibrante, de gatilho rápido na montagem e carregado de 'groove', Van Peebles viria a ter uma enorme influência na génese do 'Blaxploitation' e em várias gerações de cineastas", sublinha o Centro de Cinema.

Até à primavera, destaque ainda para a estreia, em fevereiro, do "Batalhawood", um projeto semestral que pretende "estabelecer hábitos de partilha e ligação entre o Batalha e as pessoas que habitam na sua proximidade".

A primeira edição foi desenvolvida "em colaboração com os vizinhos do Batalha com raízes no Bangladesh, uma das mais antigas e expressivas comunidades imigrantes do Porto", e contará com os filmes "Aynabaji", de Amitabh Reza Chowdhury, e "Operation Sundarban", de Dipankar Dipon.

Na programação de fevereiro e março, disponível em batalhacentrodecinema.pt, está ainda o cineconcerto "Os Faroleiros", um filme mudo português de 1922, realizado por Maurice Mariaud, e recentemente restaurado no âmbito do projeto de digitalização do cinema português "FILMar", da Cinemateca Portuguesa.

Este cineconcerto, a 22 de março, conta com uma nova banda sonora, encomendada pelo Batalha a Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet.

O filme foi rodado "nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico", por Maurice Mariaud, "e esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993, onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede", indica o programa.

Este mesmo filme-concerto estará a 31 de março na Culturgest, em Lisboa, também com The Arditti Quartet, uma das mais premiadas e elogiadas formações dedicadas à música contemporânea e do século XX, segundo a crítica especializada, que inclui as duas datas em Portugal na sua digressão europeia.


Fonte: Lusa | 30 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,736,832