"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Documentário de Mariana Arroja "A Calçada Portuguesa conhece-te" premiado em Festival Internacional

No ano em que se prepara a candidatura da Calçada Portuguesa a Património imaterial da humanidade da Unesco, a fadista Mariana Arroja idealizou e produziu o documentário “A Calçada Portuguesa Conhece-te” com a realização de André Badalo.

A rodar no circuito de festivais internacionais, o documentário venceu o prémio Bronze Award para melhor documentário no Festival Independent Shorts Awards em Los Angeles. 

Em 2022, Mariana Arroja, cantautora em pleno processo criativo, é inspirada pela ideia de que independentemente do que o povo português passe, a calçada é uma constante nas suas vidas, invisível debaixo dos pés, mesmo quando lhes falta o chão. Autora metódica e investigativa (quiçá herança da sua educação na área da ciência) gosta de envolver-se nas histórias das canções, e isso levou-a a dissecar o tema da Calçada Portuguesa para uma nova música. Nesse processo conheceu vários calceteiros portugueses e suas famílias. E aquilo que seria uma música tomou a proporção de um documentário. 

"Esta música da calçada portuguesa surgiu ainda antes de eu saber o que era realmente a calçada portuguesa e o seu simbolismo. A calçada portuguesa (...) é algo que suporta as nossas alegrias e tristezas e conta a nossa história através de pedra. A maioria não repara nas mensagens que o nosso chão carrega e daí a importância de valorizar a nossa arte e aqueles que a fazem" explica Mariana

Foi em Fanhões, considerada a capital portuguesa dos calceteiros, que Mariana conheceu pessoas como o Sr. José Fernando Cardoso, mestre calceteiro há mais de cinquenta anos. Ali percebeu que ainda que a Calçada Portuguesa seja Património Cultural Imaterial no nosso país, poucos restam que queiram levar avante esta arte centenária. Uma história que ela precisava não só de cantar, mas de contar. 

Assim, o projeto relata a vida daqueles que fazem uma arte que conta a história de Portugal através da pedra. O filme alerta para importância de valorizar o trabalho dos nossos calceteiros e a arte em si de modo a preservá-la.

Para isso convidou André Badalo (realizador, argumentista e produtor português) para realizar este documentário. André, que conta já com vários prémios de excelência nacionais e internacionais pelos seus filmes, ficção e documentários, trouxe uma linguagem própria, cuidada e cinematográfica ao documentário. A direção fotográfica ficou a cargo de Andreia Saraiva.

Para o realizador foi um despertar para uma temática que passa tantas vezes despercebida, como reconhece: "Descobrir a calçada portuguesa, é muito mais do que filmar pedra bruta, marteladas e geometrias. Há toda uma história, uma raiz abundante em mestria. São vidas, muitas vidas, calejadas e marcadas pelo tempo. Há a nossa memória, pessoal e coletiva.”

Desde dezembro do ano passado no circuito internacional de festivais, "The Portuguese Calçada Knows you" como é conhecido internacionalmente, encantou o juri do Festival Independent Shorts Awards de Los Angeles, onde ganhou o prémio "Bronze Award" para melhor documentário. E encantou publico e critica. O documentário serve assim de ante-visão do tema e videoclip "Pedras da Calçada" com lançamento previsto para Maio, em parceria com a "Associação Calçada Portuguesa", como parte do trabalho para a candidatura da calçada a património mundial da UNESCO.  

  

Sobre Mariana Arroja
Cientista, cantora, compositora, produtora e roteirista - Mariana Arroja é uma das artistas mais versáteis no panorama nacional atual. Apaixonada pela cultura portuguesa, Mariana começou a cantar Fado no Reino Unido onde viveu e estudou. Colaborou com músicos Jazz de renome como Mário Caribé e Kevin MacKenzie, professores no Royal Conservatoire of Scotland. Em 2020, devido à pandemia, regressou a Portugal onde continuou os seus projetos musicais e audiovisuais.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,188,902