"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Não sabe o que fazer este fim-de-semana? O Museu de São Roque sugere...

Deixamos uma sugestão: visite a exposição temporária Relíquias, o projeto reliquiarum, até ao próximo domingo, 29 de janeiro, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque. A entrada é livre.


O que são relíquias? Porquê relíquias? Que relíquias há? Que relação têm as relíquias com os relicários? E como se relacionam com as muitas vidas e virtudes dos santos? E com as suas imagens esculpidas e pintadas? E que ligação há entre devotos de santos, as suas relíquias e Deus? Em conclusão, como descrever e estudar a extraordinária coleção de relíquias da Igreja e Museu de São Roque? Estas são algumas das muitas perguntas que desenham o projeto reliquiarum. As novas metodologias, as boas práticas museológicas e a internacionalização que o reliquiarum acarreta resultam da sua missão de estudar relíquias. A exposição é um pouco mais: mostrar um projeto em exposição pela equipa que o vai investigar; dar a pensar e a conhecer os nossos suportes bibliográficos e documentais, os nossos parceiros pela Europa, as nossas dúvidas e questões de investigação sobre as muitíssimas, tão pequenas e escondidas relíquias.

Além do catálogo, desta exposição resultou uma coleção de cadernos, realizados a partir de ciclos de conferências sobre o tema. O primeiro caderno, já disponível, dá conta de alguns dos resultados da primeira jornada de trabalho, que proporcionou a reflexão sobre a importância do estudo das relíquias, com textos dos historiadores António Meira, Maria de Lurdes Correia Fernandes e Pierre-Antoine Fabre.

>> Mais informações 

Para adquirir o primeiro volume, passe pela loja do Museu de São Roque, ou adquira o exemplar AQUI

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,536,208